Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Senadores norte-americanos querem mais sanções contra a Rússia

22 jul, 2018 - 18:58

O senador Lindsey Graham disse que precisam ser levantadas sanções adicionais antes de o presidente Donald Trump realizar um segundo encontro com Putin.

A+ / A-

Um conjunto de proeminentes senadores republicanos dos EUA disse no domingo que os Estados Unidos precisam preparar novas sanções contra a Rússia para desencorajar a interferência nas próximas eleições.

O senador Lindsey Graham disse que precisam ser levantadas sanções adicionais antes de o presidente Donald Trump realizar um segundo encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, depois que o líder norte-americano ter sofrido fortes críticas por não confrontar Putin sobre a interferência nas eleições de 2016.

"O Congresso precisa de criar novas sanções, porque Putin não recebe a mensagem", disse Graham em "Face the Nation", da CBS.

"Precisamos de novas sanções, sanções pesadas, e então nos encontraremos com ele."

Trump convidou Putin para uma reunião na Casa Branca ainda este ano. As eleições parlamentares do Congresso terão lugar em novembro.

O senador Marco Rubio quer uma votação sobre um projeto de lei chamado DETER que imporá novas sanções se os oficiais dos serviços de inteligência dos EUA determinarem que a Rússia se intrometeu nas eleições dos EUA.

Rubio é coautor da legislação com o senador democrata Chris Van Hollen, um esforço bipartidário revivido pelas conseqüências da cúpula da semana passada.

"O que eu acho que é indiscutível é que eles interferiram e o farão no futuro", disse Rubio no "State of the Union" da CNN.

"Se o projeto for aprovado e o diretor de inteligência nacional disser que interferiu em 2018, essas sanções são muito duras e vão atingi-los. "

Putin negou que a Rússia tenha tentado influenciar a eleição presidencial de 2016, depois de os serviços de inteligência dos EUA concluírem que a Rússia interferiu na votação por meio de ataques cibernéticos e das redes sociais numa tentativa de impulsionar a candidatura de Trump.

Sob pressão do Congresso, que no ano passado aprovou uma dura lei de sanções contra a Rússia, o Tesouro dos EUA impôs em abril sanções às autoridades russas e oligarcas por interferência eleitoral e atividades "malignas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+