Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conflito com o Irão será a "mãe de todas as guerras", avisa presidente iraniano

22 jul, 2018 - 14:23

O discurso de Hassan Rohani acontece poucas horas antes do esperado discurso do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, sobre o Irão,

A+ / A-

O presidente iraniano, Hassan Rohani, advertiu os Estados Unidos para não “brincarem com a cauda do leão”, assegurando que um conflito com Teerão será “a mãe de todas as guerras”.

As declarações de Rohani foram feitas este domingo, poucas horas antes de um esperado discurso do secretário de Estado norte-americano sobre o Irão.

“Declaram a guerra e depois falam da vontade de apoiar o povo iraniano”, disse Rohani dirigindo-se ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, numa reunião de diplomatas iranianos em Teerão.

“Não pode provocar o povo contra a segurança e os seus próprios interesses”, disse o presidente, num discurso que foi transmitido pela televisão.

Rohani voltou a avisar que o Irão poderá fechar o estreito estratégico de Ormuz, que controla o Golfo e por onde passa cerca de 30% do petróleo mundial que é transportado por via marítima.

“Nós somos a garantia de segurança desse estreito desde sempre, não brinque com a cauda do leão, você vai arrepender-se”, avisou, acrescentando: “A paz com o Irão será a mãe das pazes e a guerra com o Irão representará a mãe das guerras”.

O discurso do líder iraniano acontece poucas horas antes do esperado discurso do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, sobre o Irão, enquanto os Estados Unidos procuram aumentar a pressão sobre a República islâmica após se terem retirado do acordo histórico de 2015 sobre o armamento nuclear.

“Sempre que a Europa procurou um acordo connosco a Casa Branca semeou discórdia”, disse Rhoani, acrescentando: “Não devemos pensar que a Casa Branca ficará para sempre neste nível de oposição ao direito internacional, contra o mundo muçulmano”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • anónimo
    24 jul, 2018 Porto 18:11
    Mais uma vez o termo "mãe" usado indevidamente, ridiculamente desapropriado.
  • Anónimo
    23 jul, 2018 17:27
    Ó Nando Machado, se gostas do Trump emigra e vai ter com ele!
  • Fernando Machado
    22 jul, 2018 Porto 15:51
    Este senhor deve ser parente do coreano do norte....muito paleio, muito paleio e chega-se ao fim nada na manga. Anda lá Trump, põe o cavalheiro em sentido e lembra-lhe o que eles fizeram ao Xá da Pérsia, Reza Palevi e tudo o que adveio dessa aventura.

Destaques V+