Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Semana começa com mais calor e mais vento

22 jul, 2018 - 10:40

O aumento das temperaturas e da força do vento faz aumentar o risco de incêndio. Condições climatéricas devem agravar-se na segunda-feira.

A+ / A-

As previsões para os próximos dias indicam vento moderado a forte na faixa costeira e nas terras altas, com diminuição da intensidade a partir de domingo, e temperaturas máximas entre os 30ºC e os 35ºC no interior e entre os 24ºC e os 26ºC no litoral.

Tanto este domingo, como na segunda-feira prevê-se uma ligeira subida das temperaturas, de acordo com Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).

A previsão, diz a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), é que as condições climatéricas se agravem na segunda-feira, em termos de índices de risco de incêndio, no interior norte e centro, em especial na região de Trás-os-Montes e nos distritos de Guarda e Castelo Branco.

Este domingo, o concelho de Castro Marim, em Faro, permanece em risco máximo de incêndio e outros 22 concelhos do país em risco muito elevado. No Algarve, em risco “muito elevado” de incêndio estão os concelhos de Alcoutim, Tavira, Silves, Loulé e São Brás de Alportel.

Estão também os concelhos de Proença-a-Nova, Penamacor, Vila de Rei e Vila Velha de Rodão (Castelo Branco), de Marvão, Gavião e Nisa (Portalegre) e Abrantes e Mação (Santarém).

Mais a norte, estão igualmente em risco "muito elevado" os concelhos de Mêda e Trancoso, na Guarda. Em Trás-os-Montes estão Bragança, Alfândega da Fé, Torre de Moncorvo, Mogadouro, Vimioso e Macedo de Cavaleiros.

O restante território nacional apresenta risco moderado a elevado de incêndio, à exceção da generalidade dos concelhos do litoral norte e centro, que apresentam um risco reduzido.

A ANPC recorda que não é permitido, nomeadamente, fazer fogueiras, utilizar equipamentos de queima e de combustão, queimar matos, lançar foguetes, fumar ou fazer qualquer lume em espaços florestais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+