Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Risco de incêndio. Dois aviões fazem vigilância este fim-de-semana

21 jul, 2018 - 08:36

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para o risco muito elevado de incêndio no distrito de Faro e nos concelhos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.

A+ / A-

A Proteção Civil reforça os meios de vigilância este fim-de-semana, devido ao perigo de incêndios. Dois aviões de avaliação e coordenação aérea vão realizar, este sábado e domingo, voos de vigilância e monitorização no norte e sul do país devido ao risco de incêndio.

Segundo o Ministério da Administração Interna, os voos de vigilância e monitorização vão sobrevoar as regiões da Beira Alta, Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como a península de Setúbal, litoral e interior do Alentejo e Algarve.

Estes aviões estão dotados de capacidade de observação e recolha de imagens relativas às manchas florestais e às áreas adjacentes sobrevoadas.

Os dados recolhidos durante as missões aéreas destinam-se a apoiar a decisão operacional, sobretudo na definição de estratégias de combate a aplicar a cada teatro de operações, bem como a identificação de pontos críticos, como sejam povoações isoladas ou outros elementos expostos ao risco no eixo de progressão de um eventual incêndio rural.

Os aviões de avaliação, reconhecimento e coordenação fazem parte dos meios aéreos que compõem o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais e estão a operar desde 1 de julho a partir dos centros de meios aéreos de Viseu e de Ponte de Sor.

Na sexta-feira, a ANPC alertou para risco de incêndio muito elevado a máximo no distrito de Faro e em concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Beja.

A ANPC salienta que o tempo quente e o vento moderado são “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”.

A Proteção Civil recorda que não é permitido, nomeadamente, fazer fogueiras, utilizar equipamentos de queima e de combustão, queimar matos, lançar foguetes, fumar ou fazer qualquer lume em espaços florestais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    21 jul, 2018 aveiro 16:54
    Bem..........Já é alguma coisa , em termos de intervenção e prevenção . Mão pesada para pirómanos e seus comendatários !

Destaques V+