Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Missionários Espiritanos têm novo provincial

20 jul, 2018 - 15:18 • Ângela Roque

O padre Pedro Fernandes foi eleito esta sexta-feira. Vai guiar os destinos da congregação em Portugal nos próximos três anos.

A+ / A-

Os Missionários do Espírito Santo já elegeram um novo Provincial. O padre Pedro Fernandes vai substituir no cargo o padre Tony Neves, que cumpriu dois mandatos seguidos, o máximo permitido na congregação. A escolha foi feita durante a reunião do capítulo, que está a decorrer no Seminário da Torre d’Aguilha, em São Domingos de Rana, e reuniu pelo menos dois terços dos votos dos delegados. A eleição será confirmada pelo Conselho Geral “nos próximos dias”, indica a informação enviada à Renascença.

“Agradecemos ao padre Tony Neves o serviço que prestou na animação da Província, nos últimos seis anos, e ao padre Pedro Fernandes pela sua generosidade em aceitar esta missão desafiante”, refere a nota dos espiritanos.

Pedro Alexandre Simões Gouveia Fernandes nasceu em Lisboa, em 1969. Estudou em Portugal e em Clamart, França. Professou no Seminário da Silva, em Barcelos, em 1992, e fez o seu estágio missionário na Guiné-Bissau. Ordenado padre em 1996, em Benfica, partiu em missão para Moçambique, onde trabalhou até 2009. Depois de fazer formação específica, em Roma, foi nomeado para Portugal, onde tem trabalhado sobretudo na formação e animação missionária e juvenil. Desde 2012 que era o primeiro assistente do Conselho Provincial.

O capítulo dos Espiritanos começou dia 15 e vai prolongar-se até dia 27 de julho. O encontro conta com a presença do padre Maurice Shortall, do Conselho Geral, e do recém-nomeado bispo de Cabinda, D. Belmiro Chissengueti. O até agora Provincial dos Espiritanos em Angola irá presidir à eucaristia deste sábado, dia 21, no seminário da Torre d’Aguilha, onde vai ser apresentada a revista “Missão Espiritana”, evocativa dos 150 anos de presença e missão dos Espiritanos em Angola e Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+