Tempo
|
A+ / A-

Deputados tentaram andar de comboio na Linha do Oeste, mas não conseguiram

19 jul, 2018 - 20:16

​Supressão de comboios deixa apeados deputados e autarcas que exigem modernização da Linha do Oeste. Acabaram por fazer a ligação entre as Caldas da Rainha e Lisboa de carro.

A+ / A-

Uma comitiva de deputados e autarcas que esta quinta-feira pretendia viajar de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para exigir soluções para a Linha do Oeste, ficou apeada e foi obrigada a fazer o percurso de carro.

"O objetivo era fazer uma viagem de comboio para chamar a atenção para os problemas da linha, mas fomos confrontados com a supressão do comboio em que pretendíamos viajar e tivemos que fazer a deslocação de carro", disse à agência Lusa a deputada socialista Margarida Marques.

A ação de sensibilização para os problemas de Linha do Oeste, organizada pelos deputados socialistas, previa que a comitiva se deslocasse entre as Caldas da Rainha e Entrecampos (Lisboa) de comboio, seguindo posteriormente de metro para o Ministério do Planeamento e Infraestruturas para entregar no gabinete do ministro Pedro Marques um documento a alertar para "o estado de abandono" da Linha e a necessidade de modernização da mesma.

A viagem de 75 quilómetros que se previa demorar duas horas e meia "acabou por não ser possível", tendo a comitiva sido obrigada a "ter que procurar alternativas, como fazem todos os dias os passageiros que chegam à estação e são confrontados com a supressão de comboios", afirmou a deputada.

A comitiva que, de carro, chegou ao Ministério "duas horas antes do previsto", entregou no gabinete do governante "uma nota onde se exprimem as preocupações e as medidas concretas que deverão ser tomadas, medidas que integram já o Plano Ferroviário e que estão normalmente calendarizadas, mas cujo calendário tem vindo a derrapar", indicou.

Nomeadamente, "a modernização e eletrificação da Linha do Oeste, entre Meleças e Caldas da Rainha", um investimento de 112 milhões de euros que consta do plano Ferrovia 2020 e que "recebeu parecer ambiental favorável em junho, estando neste momento a ser preparado o lançamento do concurso para a obra, o que deverá ocorrer nos próximos meses", segundo as informações obtidas hoje pelos deputados.

Da reunião com elementos do gabinete do ministro saiu ainda "a confirmação de que para o ano será lançado o concurso para a elaboração do projeto entre Caldas e Louriçal" e de que o lançamento do concurso para a modernização e eletrificação da linha "está a ser preparado, devendo ocorrer nos próximos meses", acrescentou Margarida Marques.

A comitiva fez hoje saber ao Governo que "é necessário mais", exigindo igualmente a modernização dos sistemas de sinalização e telecomunicações "para garantir uma maior segurança a todos os utentes" e a renovação do material circulante, cuja antiguidade e escassez tem provocado a supressão de vários comboios.

A elaboração do estudo sobre a ligação à linha do Norte, "de forma a garantir a sua inclusão no próximo quadro de financiamento plurianual", foi outras das medidas apontadas pelo grupo como "essenciais" para o desenvolvimento da linha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadão
    20 jul, 2018 Portugal 10:00
    Se os parasitas que governam (ou dizem que o fazem) o nosso país, fossem utilizadores frequentes dos transportes públicos, como em muitos países por esse mundo fora, talvez (e reforço o talvez) fosse possível terem a noção real do país e das suas infraestruturas.

Destaques V+