Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Criança diagnosticada com meningite em Guimarães

19 jul, 2018 - 16:40

O diagnóstico foi feito na passada terça-feira. Menor frequenta uma escola do concelho.

A+ / A-

Uma criança foi diagnosticada com meningite meningocócica no concelho de Guimarães, revelou esta quinta-feira a administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

No comunicado da Autoridade de Saúde da Região lê-se que o diagnóstico foi feito na passada terça-feira e que a criança frequenta uma escola do concelho, para já mantida em segredo.

A criança está a ser acompanhada, estando as autoridade a tomar as "medidas preventivas necessárias", nomeadamente a administração de antibiótico a todos os que estiveram em contacto com a criança.

Por uma questão de precaução, a ARS-N sugere que as pessoas que tenham estado em contacto com o doente estejam atentas ao aparecimento de sinais e sintomas, nomeadamente febre, dores e vómitos, nos dez dias seguintes ao último contacto.

A meningite meningocócica é uma doença bacteriana transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas de saliva, como por exemplo quando se tosse, espirra, dá beijos ou há grande proximidade física.

A bactéria causadora da doença, dada a sua fragilidade, não sobrevive fora do organismo humano, adianta a autoridade de saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+