Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carlos Vieira está preparado para lutar em tribunal pelo direito de ser candidato

19 jul, 2018 - 12:45

O ex-vice-presidente do Sporting garante que não gosta, mas admite que tem prontas várias soluções para garantir que o deixam candidatar-se à presidência do clube. Vieira está provisoriamente suspenso de sócio do Sporting.

A+ / A-

Carlos Vieira está disposto a lutar, pela via legal, pela validade da sua candidatura à presidência do Sporting. O vice-presidente do clube leonino, da era Bruno de Carvalho, está para já impedido de participar, uma vez que está provisoriamente suspenso de sócio. A candidatura está pendente da decisão final da Comissão de Fiscalização.

"Admito [lutar pela via lega]. Não gosto, mas admito. Tenho providências cautelares preparadas. Sei bem o impacto disto, estão iminentes juristas na Comissão de Fiscalização e por isso sabem bem os recursos legais que existem. Efetivamente, há formas judiciais", admite o candidato, em entrevista a Bola Branca. Tudo por ir a votos a 8 de setembro.

Jaime Marta Soares, presidente da mesa da Assembleia Geral, recusou receber as listas de Bruno de Carvalho e de Carlos Vieira, na quarta-feira, por considerar que seria ilegal, pelo facto de os dois candidatos estarem suspensos. Vieira não gosta da associação ao presidente destituído e alega que os regulamentos pedem outro procedimento.

"Foi infeliz e penso que houve um recuo do presidente Jaime Marta Soares, porque ele fez comentários de uma lista sem saber o que estava na lista", frisa. "O que existe nos estatutos é que se entrega a lista e depois é que se valida se as pessoas da lista reúnem as condições. Era isso que deveria ter sido feito. Houve ali alguma precipitação devido a uma conjugação de fatores", acrescenta.

Análise a um campeão dos pavilhões

Nesta entrevista a Bola Branca, Carlos Vieira analisa a candidatura de João Benedito, antigo guarda-redes de futsal do Sporting. O antigo "vice" dos leões considera que Benedito "é uma figura ímpar do Sporting" e tem "uma vantagem" por também já ter sido fucionário do clube, além de ter "mística e presença".

"Agora, é preciso perceber se isso é suficiente para gerir um clube que fatura 100 milhões de euros, que tem transversalidade imensa de atividades desportivas, de atualidade pública, com a fundação. Vou estar atento para ouvir o que ele tem a dizer e conhecer as pessoas da lista. Entendo que a nossa lista é a melhor", declara.

O facto de haver um número elevado de candidatos "demonstra vitalidade", na opinião de Carlos Vieira: "O Sporting tem boas pessoas, as discussões devem ser tidas. A convergência de listas acho muito difícil, acho que pode haver desistências com apoios declarados. Os estatutos deveriam contemplar uma segunda volta e no nosso está lá um ponto sobre alterações estatutárias".

Carlos Vieira e João Benedito integram um lote de oito candidato. Também Frederico Varandas, Fernando Tavares Pereira, Pedro Madeira Rodrigues, Dias Ferreira, Bruno de Carvalho, Carlos Vieira e Zeferino Boal declararam intenção de ir a votos, a 8 de setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+