Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saiba o que muda no crédito à habitação

19 jul, 2018 - 10:07

A partir desta quinta-feira, os bancos são obrigados a aplicar taxas negativas no crédito à habitação.

A+ / A-

É um assunto que interessa a milhares de famílias, que pediram dinheiro aos bancos para comprar casa. Os bancos são obrigados, a partir desta quinta-feira, a refletir nos contratos do crédito à habitação os valores negativos das Euribor e têm até 30 de julho para rever o indexante de calculo da taxa de juro dos créditos. Saiba tudo em cinco passos:

1. O que mudou?

Os bancos vão ter de refletir totalmente os valores negativos das taxas Euribor nos créditos à habitação.

O que muda aqui, é o advérbio “totalmente”, porque os bancos já faziam refletir esta evolução negativa, mas tinha como limite uma taxa zero.

2. Como é que o cliente do banco sabe se vai ser abrangido por esta alteração?

Para saber se é abrangido pelo impacto da lei, basta descontar a taxa Euribor ao valor do spread contratualizado com o banco. Se o resultado desta conta for negativo, o banco tem de fazer refletir esse valor nos contratos de crédito para a compra de casa.

Por exemplo: tem um contrato com um spread de 0,2% e a taxa Euribor a 3 meses está a -0,3%. O resultado é de -0,1%.

3. Como é que o banco pode fazer refletir esse valor negativo?

Este valor pode ser deduzido nas prestações mensais ou o banco pode optar por constituir um crédito de montante idêntico aos valores negativos apurados, para fazer face a subidas futuras da taxa Euribor. É de prever que as taxas comecem a subir no próximo ano.

De recordar que em 2007 a taxa Euribor ultrapassou os 4%.

Se no fim do prazo do contrato, ainda existir um crédito a favor do cliente, os bancos devem devolver o dinheiro ao cliente.

4. O cliente tem de fazer alguma coisa para beneficiar das novas regras?

Não precisa de fazer nada.

5. Quando é que o banco vai fazer refletir o valor negativo nos contratos de credito à habitação?

Os bancos têm dez dias para rever o valor do indexante utilizado para calcular a taxa de juro, ou seja, para fazerem as contas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+