Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pacotes de açúcar mais pequenos a partir de 2020

19 jul, 2018 - 06:46

A partir de 31 de dezembro de 2019, deixam de ser produzidas doses individuais de açúcar que excedam quatro gramas.

A+ / A-

Os pacotes individuais de açúcar vendidos nas prateleiras e nos espaços de restauração dos supermercados vão ter menos quantidade a partir de 2020, segundo um acordo entre a Direção-Geral de Saúde e o setor da distribuição.

O compromisso de redução dos atuais cinco/seis gramas para quatro é assinado esta quinta-feira com o secretário de Estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo. No protocolo, estabelece-se que a partir de 31 de dezembro de 2019 deixam de ser produzidas doses individuais de açúcar que excedam os quatro gramas.

O diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Pedro Graça, disse à agência Lusa que se esperam efeitos na redução do consumo e de doenças como a diabetes, menos desperdício de "toneladas de açúcar deitadas fora" em pacotes que ficam com restos e menor necessidade de importação.

"O objetivo é envolver a indústria da distribuição na promoção da saúde", acrescenta.

Para a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, a mudança "em nada está relacionada com questões comerciais" e está a ser preparada com "os procedimentos e ajustes necessários" no processo de embalagem a serem "adotados individualmente pelas insígnias que já aderiram a este acordo e as que poderão ainda vir a aderir".

"Até lá, serão ainda escoados os produtos e embalagens já existentes", referiu à Lusa.

Em 2016, o Ministério da Saúde e as associações da indústria alimentar já tinham adotado um limite de volume, passando de oito gramas para um máximo de cinco a seis gramas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Machado
    19 jul, 2018 Porto 15:16
    O senhor Araújo e o senhor Graça, ouviram a industria de produção e empacotamento ? Não. À boa maneira nazi, querem, podem e mandam. O mais certo é essas cabecinhas pensadoras, já não estarem ao serviço publico(?) dentro em breve e os que vierem limpa o dito cujo à lei...
  • José de Villa
    19 jul, 2018 Villa 13:53
    Menos quantidade, preço igual. Quem fica a ganhar? É pior a emenda que o soneto. É por causa de as saquetas serem pequenas que se vai passar a consumir menos? Pelo contrário, se as saquetas passarem a ter só 4 gramas eu vou passar a gastar duas em cada café. Problema resolvido!
  • VICTOR MARQUES
    19 jul, 2018 Matosinhos 11:46
    Boa medida! O brasileiro diz com a sabedoria do prazer pessoal: "Açúcar é aquele pózinho branco que tira o paladar ao café!!!!!!!!"... Eu concordo! E, para além disso, não é muito saudável...em excesso!

Destaques V+