Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Falha informática deixa universidades portuguesas sem internet

18 jul, 2018 - 13:20 • Rui Barros , com redação

Um problema no serviço que fornece internet a todas as instituições de ensino superior colocou universidades do Norte do país sem ligação ao exterior. Ligação já foi reposta.

A+ / A-
As instituições ensino Norte do país, estiveram, na manhã desta quarta-feira, sem ligação à internet.

Uma falha na RCTS - Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, que fornece acesso à internet às instituições de ensino superior portuguesas, colocou as universidades e politécnicos do Norte do país sem qualquer ligação com o exterior.

O problema informático causou também problemas nos sites das próprias instituições. A Renascença verificou que os sites das universidades de Aveiro, Trás-os-Montes, Coimbra, Porto e Minho, bem como os sites dos institutos politécnicos de Coimbra, Bragança e do Cávado e Ave (Barcelos) estiveram em baixo. A partir das 14h45 estes sites passaram a estar de novo disponíveis.

De acordo com a FCCN, esta indisponibilidade do serviço "foi causada por uma falha física num equipamento em Vigo, seguida de uma segunda falha física na ligação entre Vermoil e Coimbra".

Segundo a mesma entidade, o funcionamento já foi restabelecido.

Contactado pela Renascença, o presidente do CRUP, António Fontainhas Fernandes, confirmou a existência de um problema durante a manhã desta quarta-feira, acrescentando que a falta de ligação ao exterior poderá afetar os alunos que, a partir de hoje, já se podem candidatar ao ensino superior.

Este problema acontece no dia em arrancam as candidaturas ao ensino superior. As candidaturas são feitas através do site da Direção Geral do Ensino Superior, cuja plataforma não foi afetada.

[Notícia atualizada às 15h30, com a informação de que a ligação já foi reposta]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Sancha
    18 jul, 2018 Monção 15:16
    É menos pornografia que os estudantes consomem. E as estudantes, que são bem piores que eles.

Destaques V+