Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Infarmed no Porto. Ministro anuncia decisão "a curto prazo" mas mudança nunca antes de 2019

18 jul, 2018 - 12:58

Perante a comissão parlamentar da Saúde, o ministro Adalberto Campos Fernandes disse que se está "no domínio do exagero", numa reacção às declarações feitas na terça-feira, também no Parlamento, pela presidente do Infarmed.

A+ / A-

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse, esta quarta-feira, que o Governo terá condições para decidir sobre a mudança do Infarmed para o Porto "a curto prazo". Ainda assim, uma eventual mudança nunca acontecerá antes de 2019, garantiu o governante.

"Alguns aspetos estão a ser aprofundados" na análise da eventual deslocalização do Infarmed para o Porto e "teremos condições para uma decisão a curto prazo", disse Campos Fernandes, perante a comissão parlamentar da Saúde, sobre o anúncio da mudança do Infarmed para o Porto, avançada em novembro de 2017 e que tem suscitado várias críticas e a oposição dos trabalhadores, assim como da presidente da autoridade do medicamento.

A decisão terá em conta o relatório do grupo de trabalho acerca do assunto, a estabilidade da atividade da entidade, assim como as condições de trabalho dos funcionários, apontou.

No final de junho, o ministro da Saúde comprometeu-se a acelerar o processo de deslocalização, tendo Adalberto Campos Fernandes garantido na altura que a mudança para o Porto deverá acontecer em janeiro de 2019.

Questionado pelos deputados, nomeadamente Ricardo Baptista Leite, do PSD, acerca das declarações da presidente do Infarmed, na terça-feira, na comissão de Saúde, Adalberto Campos Fernandes salientou ser um "exagero".

Quando se fala da ameaça da saúde pública nacional e mundial, "estamos no domínio do manifesto exagero", defendeu.

Maria do Céu Machado alertou que uma deslocalização da instituição pode ser uma "ameaça à saúde pública" em Portugal e também no mundo.

Na sequência da decisão do ministro da Saúde de deslocalizar a autoridade do medicamento para o Porto, e da polémica daí decorrente, foi pedido um relatório a um grupo de trabalho que entregou as conclusões no final de junho.

Adalberto Campos Fernandes considerou ainda "insultuosa" a ideia de que existe um "pacto secreto ou uma combinação não explícita" com o presidente da Câmara Municipal do Porto para levar o Infarmed para a Invicta.

Rui Moreira "tem tido um comportamento político e pessoal irreprensível", garantiu. "Ele [Rui Moreira] tem a sua opção, tem a sua vontade e tem o seu desejo. Nunca coagiu o Governo a nada, nem nunca fez com o Governo nenhuma combinação", rematou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+