Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jaime Magalhães apoia Sérgio e lembra Benfica. "FC Porto não pode dormir à sombra da bananeira"

18 jul, 2018 - 12:45 • João Fonseca

O antigo capitão portista sugere o reforço do plantel e lembra o excesso de confiança do Benfica, na época passada. Noutro plano, percebendo as criticas de Conceição a alguns jogadores, entende que estas deveriam ficar pelo balneário, em privado.

A+ / A-

Jaime Magalhães, ex-capitão do FC Porto, acredita que os alertas lançados por Sérgio Conceição, após a derrota dos dragões em Portimão, na terça-feira, em contexto de pré-época, não podem cair em saco roto.

Em declarações a Bola Branca, o antigo internacional português dá como exemplo a confiança excessiva do Benfica após a conquista do tetra, na época passada, e que terminou com o falhanço do inédito penta. Jaime Magalhães sublinha que o Porto precisa de continuar a ganhar, não deixando de estar atento ao que se passa na Luz e em Alvalade:

"Partimos como favoritos, somos campeões. Os rivais estão a reforçar-se com bons jogadores e nós não podemos ficar para trás, à sombra da bananeira. É isso que Sérgio tem de fazer, os nossos diretores têm de pensar que temos de ter uma equipa forte a nível interno e externo. Não podemos ter equipa só para ganhar aqui uns campeonatos, temos de pensar que fomos campeões europeus duas vezes e campeões do mundo. Por isso, temos que pensar que podemos voltar a ser campeões".

Este é, aliás, o motivo pelo qual, após o final do jogo de Portimão, o treinador do dragões clamou por reforços. Jaime Magalhães, compreende e concorda, explicando que os alertas são "para toda a gente, para os jogadores e para quem está na direção". "Os jogadores têm que trabalhar bem todos os dias para conseguir um lugar na equipa, não é estarem no Porto com um contrato de três anos e pronto", acrescenta.

As críticas fazem-se em privado

Alguns dos elementos do plantel tiveram direito a criticas publicas de Conceição, sem que este tenha falado em nomes. O antigo capitão portista tem, nesta perspetiva, opinião contrária. Jaime Magalhães acredita que as críticas não devem ser feitas em praça pública.

"Publicamente não, mas acho que dentro do balneário deve ser comunicado aos jogadores. Era sempre isso que se fazia. Não saía nada cá para fora e levávamos raspanetes porque era isso que merecíamos. De vez em quando adormecíamos e tínhamos que levar uma reprimenda para fazermos as coisas melhores", defende.

Sobre a derrota em Portimão, Magalhães explica que "até aqui o FC Porto tinha estado bem, tinha ganho os jogos todos sem sofrer golos". No entanto, na véspera, "em dois lances infelizes do FC Porto" o Portimonense acabou por marcar dois golos. O Porto "poderia depois ter dado a volta ao resultado, mas o futebol é assim".

Fundamental é os adeptos perceberem que o Porto está em início de pré-época e "a trabalhar bem", não obstante o desaire em Portimão. O antigo jogador defende que Sérgio Conceição "tem de fazer muitas escolhas ainda" e que o clube azul e branco "tem de ter reforços de qualidade para fazer um campeonato bom e pensar na Liga dos Campeões".

Jaime Magalhães ficou satisfeito por ver em ação Diogo Leite e André Pereira, "jogadores à Porto pela raça que mostraram":

"Esses jogadores vê-se que são da casa, de raça e querem demonstrar o seu valor. Espero que tenham sorte e consigam um lugar na equipa".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+