Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tancos. CDS-PP quer ouvir general Rovisco Duarte e ver lista do material recuperado

17 jul, 2018 - 13:16

Partido requereu esta terça-feira audição parlamentar do chefe do Estado-Maior do Exército "com a maior urgência".

A+ / A-

O CDS-PP requereu esta terça-feira a audição urgente do chefe do Estado-Maior do Exército, general Rovisco Duarte, no Parlamento, para prestar esclarecimentos sobre a recuperação do material furtado da base de Tancos em junho do ano passado.

No requerimento, que deu hoje entrada na Assembleia da República, os deputados João Rebelo e António Carlos Monteiro requerem também que "seja facultada à Comissão de Defesa Nacional a listagem completa do material recuperado".

O CDS-PP sublinha que as "informações tornadas públicas" este sábado no semanário "Expresso" "contrariam as afirmações prestadas" pelo general Rovisco Duarte em outubro de 2017 relativamente à recuperação do material militar furtado na base militar de Tancos quatro meses antes.

"Lamentavelmente, um ano depois, permanecem por apurar integralmente os factos e as eventuais responsabilidades decorrentes do incidente acima referido", argumenta o CDS-PP no requerimento, recordando uma nota da Presidência da República sobre o assunto que foi divulgada este sábado.

Assim, o CDS-PP "solicita, com a maior urgência, a realização de uma audição com o Chefe do Estado-Maior do Exército na Comissão de Defesa Nacional para um cabal esclarecimento das informações supramencionadas".

Azeredo Lopes vai ser ouvido

"No ano passado, quer em julho quando aconteceu o furto, quer depois em novembro ao falar da recuperação do material e das medidas tomadas para garantir a segurança das instalações militares, o general defende que prestou todas as informações ao Parlamento e a informação que nos foi dada foi que todo o material tinha sido recuperado com a exceção das munições de 9 mm", sublinhou à Renascença o deputado João Rebelo.

Se é correta a informação que saiu este sábado, acrescenta João Rebelo, "há material furtado que ainda não foi recuperado e perante esta discrepância de informação consideramos que, depois de ouvir o ministro hoje, temos também de ouvir o chefe do Exército."

O deputado recorda que, há um ano, o CDS defendeu que o chefe do Estado-Maior do Exército não tinha condições para se manter no cargo, uma posição que o partido quer reavaliar à luz das novas revelações.

"Neste momento gostaríamos de ouvir primeiro [o general Rovisco Duarte] para perceber exatamente o que se está a passar e o que se passou. Estamos numa situação sobre esta questão muito pantanosa e parece-me que é do interesse de todos esclarecê-la o mais rapidamente possível."

Recorde-se que, esta tarde, os deputados vão aproveitar a presença do ministro da Defesa no Parlamento para interrogar Azeredo Lopes sobre a alegada contradição.

[Notícia atualizada às 14h20]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A grande farsa
    17 jul, 2018 Lisboa 13:28
    O CDS o que quer é peixeirada. Se estivesse interessado na verdade de Tancos chamava a PGR. Só que a verdade não lhes interessa.

Destaques V+