Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Metro de Paris muda nome de estações para homenagear campeões do mundo

17 jul, 2018 - 08:50

A festa do segundo título mundial da história da seleção francesa chegou ao metro de Paris. Várias estações mudaram de nome temporariamente para homenagear jogadores e treinador.

A+ / A-

O metro de Paris alterou o nome de seis estações em homenagem aos campeões do mundo, que regressaram a casa após a vitória em Moscovo.

A estação de Notre-Dame dês Champs foi renomeada Notre Didier Deschamps (o nosso Didier Deschamps, traduzido para português), em homenagem ao selecionador francês que levou a equipa à conquista do título maior do futebol mundial.

Aliás, o selecionador teve direito a dupla homenagem. Também a estação Champs Elysées-Clémenceau passou a Deschamps Elysées-Clémenceau.

Didier Deschamps é um dos três futebolistas da história que conquistaram o Mundial enquanto jogador e treinador. Deschamps tinham ajudado a França a vencer o torneio em 1998.

Já o poeta Vitor Hugo teve de partilhar a estação com o seu nome com o capitão e guarda-redes francês Hugo Lloris. A estação passa a chamar-se Victor Hugo Lloris.

Bercy transformou-se em “merci”, que significa obrigado em francês e a estação foi renomeada para Bercy les Blues, ou seja, obrigado aos azuis (nome pelo qual também é conhecida a seleção francesa).

“Nous Avron gagné” é o novo nome da estação de Avron, em novo trocadilho com a frase “nous avos gagné”, isto é, nós ganhamos.

Já a estação Charles de Gaulle Étoile amanheceu como “On a 2 Étoile”, temos duas estrelas, em português, numa alusão ao facto de este ser o segundo título de campeão do mundo para a França.

A RATP, administradora do metro de Paris, partilhou algumas fotografias da brincadeira nas redes sociais.

Brincadeira semelhante ocorreu em Inglaterra. A estação de Southgate do metro de Londres mudou temporariamente para Gareth Southgate, em honra ao selecionador inglês que levou a seleção ao quarto lugar do campeonato do mundo, contrariando as expetativas de muitos.

"Obrigado Gareth pela viagem incrível", lê-se na placa com o nome da estação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    17 jul, 2018 15:21
    Caro Víctor, os descendentes do Luís XIV é que foram para a guilhotina...
  • VICTOR MARQUES
    17 jul, 2018 Matosinhos 12:19
    Ao ponto a que chega a loucura do Futebol!!! O Rei Sol, Luís XIV, se fosse vivo, mandaria alguns "patrões" do Futebol pata a guilhotina...

Destaques V+