Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Russa fanática por armas acusada de espionagem nos EUA

17 jul, 2018 - 00:58

Notícia só foi conhecida depois da cimeira entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia.

A+ / A-

Uma mulher russa a viver em Washington foi detida e acusada de espionagem ao serviço do Governo de Moscovo, anunciou esta segunda-feira o Departamento de Justiça norte-americano.

Maria Butina, de 29 anos, estudou numa universidade de Washington e fundou a organização russa de defesa da posse de armas “Right to Bear Arms”.

Foi detida no domingo, mas a notícia só foi conhecida depois da cimeira entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, realizada esta segunda-feira.

Maria Butina foi acusada conspiração para atuar como uma agente do Governo russo, enquanto desenvolvia relações com cidadãos norte-americanos e se infiltrava em grupos políticos, indica o Departamento de Justiça.

A mulher trabalhava sobre as ordens de um alto responsável russo que já trabalhou para o banco central de Moscovo e foi, recentemente, alvo de sanções por parte do Tesouro norte-americano, mas cujo nome não foi revelado.

Na sua página na rede social Facebook, Maria Butina aparece em várias fotografias ao lado de Alexander Torshin, o vice-governador do banco central da Rússia que foi sancionado pelos EUA, em abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    17 jul, 2018 USA 18:09
    Relativamente ao que acontece diariamente aqui neste outrora grande nação, Trump negará as conclusões do nosso Departamento de Justiça porque a pessoa culpada tem ligações ao Kremlin.. Se fossem Hillary, Obama, o FBI, o partido democrático, a OTAN, ou a imprensa norte-americana, Trump já estava a denigrir. Mas como foi uma pessoa da Rússia, está tudo bem!

Destaques V+