Tempo
|
A+ / A-

Portugal quer que Bruxelas antecipe pagamentos aos agricultores dos Açores

16 jul, 2018 - 15:14

Governo vai pedir à Comissão Europeia que autorize antecipação da atribuição dos fundos por causa da seca.

A+ / A-

Portugal vai pedir à Comissão Europeia que autorize a antecipação dos pagamentos aos agricultores dos Açores por causa da seca. As ajudas poderão atingir os 70% do total, num valor correspondente a um máximo de 100 milhões de euros.

O objetivo, referiu esta segunda-feira o ministro da Agricultura, é fazer com que estes apoios cheguem já em outubro aos agricultores.

"Os pagamentos nos Açores devem rondar os 80 a 100 milhões de euros por ano, portanto o que estamos a solicitar não é mais dinheiro, estamos a solicitar o mesmo que solicitámos para os agricultores do continente relativamente à seca, que é antecipar os pagamentos", explicou Capoulas Santos aos jornalistas, à margem do Conselho de Ministros da Agricultura em Bruxelas.

Nesse sentido, Lisboa pretende que "as ajudas que os agricultores poderiam receber apenas em dezembro" sejam transferidas já em outubro, "que é aquilo que o regulamento permite".

O objetivo é "acudir à tesouraria depauperada" dos agricultores do arquipélago face ao que está a acontecer, dinheiro esse que "se juntará a outras medidas que o Governo regional está a adotar para minimizar o efeito da seca na região".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+