Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Quem é que Trump considera seu amigo?

16 jul, 2018 - 10:43

A pergunta é deixada no ar pela chefe da diplomacia da UE, após o presidente americano ter dito numa entrevista que a UE é um "inimigo" do seu país.

A+ / A-

A Alta Representante da União Europeia para a Política Externa diz ser necessário perguntar ao presidente norte-americano "quem considera seu amigo", depois de Donald Trump ter dito numa entrevista que a UE é um "inimigo" do seu país.

"Se eu fosse jornalista, provavelmente estaria a perguntar quem ele (Trump) considera seu amigo", respondeu Federica Mogherini à chegada a um Conselho de Ministros comunitário, quando questionada pela imprensa sobre as últimas declarações do presidente dos EUA.

"Temos muito claro quem são os nossos amigos: os Estados Unidos, com certeza, já disse muitas vezes que uma mudança de governo não altera a amizade entre países e povos", continuou.

A chefe da diplomacia da UE acrescentou ainda: "é certo que consideramos os Estados Unidos um amigo, um parceiro, sempre o faremos".

"Mas também temos muitos outros amigos no mundo, Canadá, Coreia do Sul, Japão - com quem assinamos um acordo comercial amanhã - Austrália, Nova Zelândia", disse a responsável, mencionando igualmente países da América Latina, do Caribe e da África.

Mogherini insistiu: na UE "somos muito claros sobre quem são os nossos amigos e eu espero que o governo dos EUA tenha as mais claras ideias sobre quem são os seus amigos".

"Precisamos de parceiros e amigos, cultivamos as nossas amizades com muita consistência", destacou a política italiana.

Trump considerou no domingo, numa entrevista com a rede americana CBS no seu clube de golfe em Turnberry (Escócia, Reino Unido), que a União Europeia, um dos aliados históricos dos EUA, é agora um "inimigo" do país que governa.

Os ministros das Relações Exteriores da UE não esperam analisar esta seguna-feira a primeira reunião oficial entre Trump e o presidente russo Vladimir Putin em Helsínquia, segundo fontes da comunidade, já que não haverá tempo para falar sobre este assunto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+