Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rússia evitou milhões de ciberataques durante o Mundial

16 jul, 2018 - 07:48

Todos os ataques estavam de alguma forma relacionados com a organização do campeonato de futebol.

A+ / A-

A Rússia evitou quase 25 milhões de ciberataques e outros atos criminosos contra os seus serviços de informação durante o campeonato do mundo de futebol. Todos os casos estavam de alguma forma relacionados com a organização do Mundial.

Segundo a agência Reuters, os dados foram divulgados pelo presidente russo, Vladimir Putin, durante uma reunião com o conselho de segurança da organização do mundial, no domingo, logo após o fim do torneio.

Os ciberataques tinham sido apontados, ainda antes do início da competição, como uma das principais ameaças à segurança do Mundial.

Ciberataques, confrontos e roubos. Os riscos de segurança no Mundial
Ciberataques, confrontos e roubos. Os riscos de segurança no Mundial

No domingo, o chefe do serviço de informações norte-americano, Dan Coats, afirmou que os piratas informáticos que ameaçam os Estados Unidos estavam a aumentar, nomeadamente oriundos da Rússia.

Na sexta-feira, 12 agentes dos serviços secretos russos foram acusados pelas autoridades norte-americanas de terem efetuado um ataque contra computadores do Partido Democrata, durante a campanha para as eleições presidenciais de 2016, ganhas por Donald Trump. Moscovo desmentiu sempre qualquer ingerência na eleição.
As declarações russa e norte-americana ocorreram pouco antes do encontro entre o Presidente dos Estados Unidos e Putin, em Helsínquia.
Os ciberataques tinham sido apontados, ainda antes do início da competição, como uma das principais ameaças à segurança do Mundial.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+