Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios: Jerónimo de Sousa diz que se está na "estaca zero"

15 jul, 2018 - 20:45

Líder comunista lamenta que se esteja mais "num quadro mais de demolição do que de construção".

A+ / A-

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, critica a atuação do Governo no apoio às populações afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, considerando que, nove meses depois, se está na "estaca zero".

Para o líder comunista, "não há progressos significativos", considerando que, no terreno, ainda se está "num quadro mais de demolição do que de construção", referiu Jerónimo de Sousa, que visitou vários locais afetados pelos incêndios de outubro de 2017.

"Tendo em conta aquilo que aparece anunciado - de milhões e milhões de euros para acudir a estas situações - aqui, passados nove meses, podemos dizer que estamos na estaca zero", frisou.

Jerónimo de Sousa, que falava aos jornalistas em Treixedo, aldeia de Santa Comba Dão, considera que há uma "contradição" entre "anúncios de pompa e circunstância de combate à desertificação, de políticas de apoio ao interior e depois não se responder" a problemas concretos no terreno.

O secretário-geral do PCP apontou para casos de habitantes que não tiveram acesso aos apoios de até cinco mil euros para a agricultura, ou para a morosidade na reconstrução das primeiras habitações.

Além disso, Jerónimo de Sousa chamou a atenção para a necessidade de se garantir o apoio à reconstrução das segundas habitações, por representarem dinâmicas que "combatem o próprio processo de despovoamento".

"Muitas vezes, acusa-se estas populações do interior de serem desconfiadas, mas a verdade é que têm razões para terem desconfiança", notou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+