Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. António Marto. "Recebi cartas do mundo inteiro"

12 jul, 2018 - 20:47 • Teresa Paula Costa

Novo cardeal português ficou surpreendido com o impacto que a sua nomeação teve, mas reafirma que a encara como um “serviço” e não como uma “promoção”.

A+ / A-

O novo cardeal português ficou surpreendido com impacto que a sua nomeação teve no mundo inteiro. “Recebi cartas do mundo inteiro, de felicitações, desde as pessoas mais simples até aos diplomatas de várias nações, uns do estrangeiro, outros aqui das embaixadas dos países em Lisboa, todos a felicitar”, revelou o bispo de Leiria-Fátima esta quinta-feira durante a apresentação do livro “D. António Marto, o Cardeal Fátima”.

“Nunca imaginei que o cardinalato tivesse um alcance tão, certamente também por ser de Fátima”, porque “Fátima é uma palavra, entre aspas, mágica, carregada de simbolismo”, afirmou.

D. António Marto, que foi criado cardeal no consistório de 28 de junho, reafirmou ainda aos jornalistas que a sua nomeação como cardeal não foi uma promoção na carreira, mas um “serviço à Igreja” que o Papa lhe pediu.

Sobre o livro, que agora foi lançado pela Paulus Editora, espera que seja lido “como um testemunho de um homem de fé”, porque procura sempre falar “da beleza e da alegria da fé, para contrariar a imagem de uma fé triste, sem entusiasmo, de uma fé que às vezes parece um fardo”, sublinhou.

O livro “D. António Marto – o Cardeal de Fátima”, com prefácio de D. Manuel Clemente, resume a biografia e a reflexão do novo cardeal português sobre temas como os jovens, os recasados, a eutanásia e a crise.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+