Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo superior de grupo tradicionalista opõe-se a reunificação com Roma

12 jul, 2018 - 18:07 • Filipe d'Avillez

A eleição do padre italiano Davide Pagliarini foi uma surpresa, uma vez que se esperava que o bispo Bernard Fellay, que tem estado a negociar o regresso da SSPX à plena comunhão com Roma, fosse reeleito.

A+ / A-

A Sociedade de São Pio X (SSPX), um grupo tradicionalista que está em rutura com Roma desde a excomunhão do seu fundador, o arcebispo Marcel Lefebvre, em 1988, elegeu como novo superior geral um sacerdote que se opõe à reunificação com a Igreja Católica, nos termos em que esta tem sido discutida ao longo dos últimos anos.

O padre Davide Pagliarini, até agora responsável pela SSPX em Itália, faz parte da ala dura do movimento e venceu de forma surpreendente, uma vez que se esperava que o bispo Bernard Fellay, que lidera o grupo há 24 anos, fosse reeleito.

Fellay tem sido um dos principais defensores da reunificação com Roma, temendo que a continuação da situação de cisão acabe por se tornar definitiva com a chegada à maturidade de uma geração de padres que nunca estiveram em plena comunhão com a Santa Sé.

A eleição teve lugar na quarta-feira passada, na Suíça, onde está sedeada a SSPX. Para além de Pagliarini, foram eleitos para o auxiliar o bispo Alfonso de la Galarreta e o padre Christian Bouchacourt, que também se crê serem contrários ao acordo com Roma.

Este desenvolvimento ameaça fazer descarrilar um trabalho difícil que tem sido levado a cabo ao longo da última década, primeiro por Bento XVI e agora por Francisco.

Durante o anterior pontificado chegou-se a esperar a assinatura de um acordo, mas isso acabou por não acontecer. O Papa Francisco teve, entretanto, uma série de gestos de boa-vontade para com os padres da SSPX e os fiéis que participam nas suas celebrações, permitindo que qualquer católico possa confessar-se a um padre do grupo e aceitando com regulares os casamentos celebrados nestes contextos.

Em rutura

Fundada pelo arcebispo Marcel Lefebvre, um dos maiores críticos do Concílio Vaticano II, a Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, como é formalmente conhecida, rejeita a reforma litúrgica e conceitos como a liberdade religiosa e o diálogo ecuménico, que foram adotados pelo Concílio.

Entrando num caminho de rutura crescente com Roma, durante o pontificado de João Paulo II, Lefebvre acabaria por ordenar quatro bispos sem autorização, levando à excomunhão imediata tanto dele como dos quatro novos bispos.

Durante o pontificado de Bento XVI, como gesto de boa-vontade para facilitar uma reunificação, as excomunhões dos quatros bispos foram levantadas, mas Lefebvre morreu em 1991, em situação de rutura com a Igreja.

Roma reconhece a validade das ordens dos padres e bispos da SSPX, uma vez que foram ordenados por bispos com sucessão apostólica válida, mas com algumas exceções não reconhece a licitude do seu ministério, uma vez que não estão em plena comunhão com o Papa.

Os membros e fiéis da SSPX são por vezes apelidados de “lefebvrianos”, por causa do seu fundador, um termo que rejeitam.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+