Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Marcelo vê Europa a "entrar numa era muito perigosa" de xenofobia, populismo e hipernacionalismo

10 jul, 2018 - 13:48

Presidente da República alerta para regresso "aos anos 30" e pede ação conjunta com África.

A+ / A-

O Presidente da República considera que a Europa está "a entrar numa era muito perigosa" de xenofobia, populismo e hipernacionalismo, "a voltar aos anos 30", e nesse contexto apelou a uma ação conjunta com África.

No primeiro "EurAfrican Forum", iniciativa realizada no Centro de Congressos do Estoril e organizada pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, do qual é presidente honorário, o chefe de Estado alertou também para a conjuntura global, afirmando que está em curso "uma longa, longa luta de longo prazo sobre quem será o centro económico do mundo em 50 anos".

"Por isso é tão importante o diálogo entre Europa e África. Porque, no meio desta disputa, África pode ser esquecida. Porque, no meio desta disputa, Europa e África juntas são muito mais fortes do que cada um dos dois continentes sozinhos", defendeu Marcelo Rebelo de Sousa.

Sobre o estado da Europa, o Presidente da República declarou: "Estamos a entrar numa era muito perigosa, estamos a voltar aos anos 30 do século passado. Olhamos à volta e vemos xenofobia, vemos não só protecionismo, mas hipernacionalismo, vemos modos fechados de lidar com os vizinhos, vemos tudo o que é o oposto de uma sociedade livre, de comércio livre, de entendimento comum e livre".

"E isso é muito preocupante, porque não é apenas um caso, está a cresce todos os dias. O populismo, o populismo radical está a crescer e a liderar os países. Não apenas os partidos da oposição, movimentos inorgânicos de oposição - não, estamos a falar de governos. Há quase cem anos, começou assim, antes da guerra. Mas é pior, porque hoje o mundo é muito mais complexo do que era", prosseguiu.

Dirigindo-se aos participantes europeus e africanos neste fórum, acrescentou: "Lidar com este tipo de problemas é um desafio para vocês e para nós. Devemos agir juntos".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    11 jul, 2018 aveiro 18:47
    O titulo do artigo, pode ser "realista", no que diz respeito a SOLIDARIEDADE com pessoas que pedem refugio ou permanência no nosso País , essa deve ser respeitada, não obstando que haja controlo minucioso que permita a entrada das mesmas no Território. Somos um Povo também de imigrantes sujeitos a apertados controlos quando entramos em Países Estrangeiros, o que é normal !
  • Troia
    11 jul, 2018 lisbpoa 08:23
    Mts na votaram Marcelo sendo no entanto de longe o melhor candidato.Prof Doutor não em faculdades da treta ,ou licenciatura negociada,inteligente,reativo,culto conseguiu dar uma nova imagem á ação do PR.Perante as realidades internacionais e nacionais está a omitir? o estados verdadeiro do País para não assustar?povo e investidores mas começa a não ter palavras para responder ás realidades holisticamente.Iremos e estamos já a ver um PR menos expansivo e explicativo o q é mto mau sinal.O eixo da politica internacional com os três atores mais poderosos está a surtir os seus efeitos.Trump e Putin são declaradamente anti-europa ,XI c o seu cavalo de TROIA-Coreia do Norte- vai divertindo-se e acautelando o Pacifico.
  • agostinho couto
    10 jul, 2018 Linden, Nova Jérsia, Estados Unidos 22:19
    O que e que esta,,criatura andara a tomar? ou se a falta dos ,,,,,pingos ,, comeca a ser ..,,,dificil ,,saber quando fala a serio ou quando ,,arreganha os dentes ,, a,,tudo e a nada ,, ,,enfim ,,selferico e beijoqueiro ,, e pouco ou nada resta ,,a nao ser ,,,tristes figuras
  • Americo
    10 jul, 2018 Leiria 15:29
    O Presidente da República considera que a Europa está "a entrar numa era muito perigosa" de xenofobia, populismo e hipernacionalismo " Leio e não acredito. Populismo ? Quem melhor que MRS encarna o populismo ?
  • Diabo
    10 jul, 2018 lisboa 15:06
    É uma reação inorgânica/organica á legalização e tolerância das extremas esquerdas e diabolização da extremas direitas quando ambas deveriam ser banidas. É o compadrio com Países comunistas e que não respeitam direitos humanos. É a interpretação dos valores conforme as ideologias ,é enfim o descredito dos atuais sistemas políticos e o triangulo XI,Putin e Trump a impor as suas regras.Nada de novo mandam os mais fortes e coerentes.

Destaques V+