Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia quer avançar com processo de adesão à União Europeia

10 jul, 2018 - 13:40

Intenção foi manifestada pelo ministro turco dos Negócios Estrangeiros, um dia depois da tomada de posse de Recep Tayyip Erdogan.

A+ / A-

A Turquia quer retomar o processo de adesão à União Europeia (UE), mais de 30 anos depois de ter entregue a sua primeira candidatura para aceder à então Comunidade Económica Europeia (CEE).

A intenção foi manifestada esta terça-feira pelo ministro turco dos Negócios Estrangeiros, um dia depois da tomada de posse do Presidente, Recep Tayyip Erdogan.

Esta manhã, o chefe da diplomacia turca anunciou a fusão dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e dos Assuntos Europeus, na tentativa de sinalizar a intenção do Governo de acelerar o processo de adesão à UE. "Ao unir as nossas forças, planeamos alcançar progressos no processo [de adesão à] UE apesar de todas as dificuldades", afirmou Mevlüt Çavuşoğlu.

Nos últimos anos, sobretudo desde o golpe falhado de junho de 2016, a Turquia de Erdogan foi-se distanciando do processo de adesão, com o Presidente a dar a entender que já não tinha interesse em integrar o bloco comunitário.

Esse afastamento, a juntar ao crescente coro de críticas a Ancara pela purga de críticos e dissidentes no rescaldo do golpe, a par das inúmeras violações de direitos humanos no país, levaram Bruxelas a não incluir a Turquia como um potencial candidato à adesão no seu quadro orçamental para o período de 2021 a 2027.

Nessa proposta plurianual de Orçamento, apresentada a 2 de maio deste ano, a Comissão Europeia incluiu a Estratégia para os Balcãs Ocidentais, prevendo o alargamento da UE a 27 para a região, mas omitiu a Turquia, tratando o país como um vizinho e não como um candidato à adesão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    10 jul, 2018 14:49
    A única resposta que o estado fascista turco merece é uma mão com o dedo do meio erguido.

Destaques V+