Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Concorda com a mudança de hora? Bruxelas quer saber a sua opinião

10 jul, 2018 - 09:28

A Comissão Europeia quer saber se os europeus concordam (ou não) que se mude de hora duas vezes por ano e lançou um questionário online.

A+ / A-

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre a mudança da hora de verão para inverno e vice-versa. Bruxelas quer saber se os cidadãos da União Europeia concordam - ou não - que se mude a hora duas vezes por ano, no último domingo de março e no último domingo de outubro.

Os europeus são convidados a partilhar os seus pontos de vista sobre a questão preenchendo um questionário online, disponível em todas as línguas, até 16 de agosto.

O cibernauta pode interromper o preenchimento a qualquer momento e continuar mais tarde. Se quiser, também pode juntar documentos ao inquérito, nomeadamente documentos onde exponha melhor a sua posição, ou enviá-los para o endereço eletrónico de contacto.

Este questionário surge na sequência de uma série de pedidos de cidadãos, do Parlamento Europeu e de alguns Estados-membros. No texto que introduz o inquérito, a Comissão Europeia rever que recebe “regularmente observações de cidadãos sobre esta questão, referindo impactos negativos na saúde, como, por exemplo, a privação de sono No entanto, muitos cidadãos defendem que o atual sistema deve ser mantido, por considerarem que tem efeitos positivos.”

Com os resultados do questionário, a Comissão vai avaliar as duas opções estratégicas possíveis: manter o horário de verão atualmente em vigor ou acabar com a mudança de hora em todos os Estados-membros. Neste último caso, a proibição de alterações de horas periódicas não teria qualquer efeito na escolha do fuso horário de cada país e, em última instância, caberá a cada país optar de forma permanente pela hora de verão ou de inverno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mariana Colaço
    27 out, 2018 Lisboa 19:38
    eu concordo com a mudança da hora, será que não veem que a não mudança da hora traz prejuizos graves para a saude de todos os cidadãos.Parem para pensar e enxerguem, no horario de verão em Dezembro o sol nasce as 09 das manha para as crianças que tem aulas e para os adultos que iniciam a sua actividade laboral as 08h isso ainda é noite quem vais acordar ainda de noite para ir trabalhar, se por outro lado optarem pelo horario de inverno as 05 horas da manha em abril, maio o sol nasce as 05h da manha é isso que querem acordar a essa hora quando iniciam a ctividade laboral as 08h 09, parem 5m para minutos e digam sim a continuação da mudança da hora porque isso sim e benefico para a saude de todos, parem de pensar em voçes, eos senhores da comissão europeia o que entendem eles desta materia. o que hão de fazer entao não fazem..enxerguem se faz favor
  • NARIA ALVES
    27 out, 2018 TERCEIRA 18:56
    NÃO CONCORDO COM A MUDANÇA DA HORA DEVIA SER A QUE ESTA A DE VERÃO SEMPRE
  • 02 set, 2018 Funchal São Martinho 14:33
    Não concordo com a mudança da hora. deviam deixar com esta.
  • Maria Fernanda Oliv.
    17 ago, 2018 Espinho - Portugal 21:21
    Lamento muito que não tenham dado a devida publicidade a este assunto tão importante. Só hoje tive conhecimento deste assunto, e penso que a maior parte das pessoas também não. É lamentável, porque perdi a oportunidade de afirmar a minha opinião contrária à mudança. Parece propositado.
  • Hermínio Costelha Si
    08 ago, 2018 Fânzeres 00:00
    não, não concordo com a mudança da hora...
  • Joca
    17 jul, 2018 Terra 00:52
    Acabar com a mudança da hora e manter sempre a Hora de Inverno, a mais próxima da hora.solar. Se. fosse sempre hora de Verão, no Inverno o sol nasceria às 9h00 em vez das actuais 8h00. Quem tivesse de se levantar às 7h00, fá-lo-ia de noite cerrada, 2 horas antes do nascer do sol. Pense-se nas crianças, idosos, pessoal das obras, agricultores, obrigados a levantar-se ainda mais cedo do que actualmente.
  • Maria Teresa Abreu d
    15 jul, 2018 Madeira 22:38
    Não concordo com a mudança da hora. Seria bom que não o fizessem. Obrigada!
  • jose silva pereira
    15 jul, 2018 17:37
    Este é um belíssimo horário. Porisso, não mexãm mais na hora! Está bem assim, não mudem mais!
  • jorge tao
    14 jul, 2018 vila real 16:47
    não p.f. não ponham mais a mudança da hora
  • Maria da Conceição R
    12 jul, 2018 Coimbra 19:00
    Não, não quero a mudança da hora.

Destaques V+