Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios

Projeto de prevenção de fogos no Gerês alargado ao Montesinho e ao Douro Internacional

06 jul, 2018 - 15:30

No ano passado, os dois parques que vão agora ser alvo de intervenção perderam cerca de 7.500 hectares para as chamas.

A+ / A-

Depois do projeto-piloto no Parque Nacional da Peneda-Gerês, o Ministério do Ambiente vai avançar com modelos semelhantes de reconstrução de habitats em mais dois parques, o de Montesinho e o Douro Internacional.

Em Bragança esta sexta-feira, o ministro da tutela, João Pedro Matos Fernandes, apresentou um investimento de cerca de 2,1 milhões de euros em dois projetos de proteção e restauro de espécies e habitats prioritários nos Parques Naturais de Montesinho e do Douro Internacional, com vista à prevenção de incêndios florestais até 2020.

Os projetos passam por reforçar os meios no terreno, sobretudo o Corpo Nacional de Agentes Florestais, com a criação de três equipas de cinco elementos cada, duas para o Montesinho e uma para o Douro Internacional. "Estes projetos têm todos uma matriz comum que é a matriz de, a partir do valor da proximidade, reforçar a presença no terreno", explicou o governante aos jornalistas.

"Temos de ter mais pessoas no terreno e por isso contratámos [mais] agentes florestais, equipas devidamente equipadas que estão no terreno ao longo de todo o ano a fazer prevenção estrutural e que são os primeiros a chegar quando existe um incêndio e até com o seu próprio equipamento conseguem, às vezes, fazê-lo recuar. São também quem leva depois as equipas profissionais de combate aos incêndios aos terrenos e quem fica no fim a fazer o rescaldo, isso é comum a todos os projetos-pilotos."

Em 2017, registaram-se 15 ignições que conduziram a 400 hectares de área ardida no Parque Natural de Montesinho. No Douro Internacional a situação foi ainda mais grave, com 20 ignições a dizimarem 7.100 hectares, o equivalente a 45% daquele território de elevado valor natural.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+