Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reunião da bancada do PSD "dura" e "tensa", com intervenções "demolidoras"

05 jul, 2018 - 17:50 • Paula Caeiro Varela

Vários deputados, incluindo ex-líder parlamentar Hugo Soares, criticaram Rui Rio e Fernando Negrão reconheceu que não sabe bem onde acaba a autonomia da bancada no que toca a votações.

A+ / A-

A reunião da bancada parlamentar do PSD desta quinta-feira ficou marcada por muitas críticas dos deputados à direção nacional do partido, a começar pelo facto de cada um dizer uma coisa sobre a forma como o partido votará o Orçamento do Estado para 2019.

Os adjetivos variam, mas as versões coincidem na descrição de uma reunião da bancada parlamentar social-democrata "dura", "tensa", com intervenções "arrasadoras" ou "demolidoras".

O alvo das críticas é que não muda: Rui Rio esteve no centro das críticas dos deputados do PSD, a começar por Hugo Soares.

O ex-líder da bancada parlamentar social-democrata, desta vez, marcou presença e tomou a palavra para criticar a posição da direção do partido em relação ao Orçamento do Estado.

O PSD está a colocar-se na pior situação possível, disse, abrindo espaço ao PCP e ao Bloco de Esquerda para brincarem à oposição e, pior ainda, é o PSD que dá espaço para que António Costa apareça como o "moderado" junto da opinião pública.

Fernando Negrão acabaria por dizer aos deputados que o PSD votará contra o Orçamento, mas cá fora, aos jornalistas, moderou o tom e disse que é para aí que apontam os sinais, embora o documento ainda não seja conhecido.

Segundo os relatos feitos à Renascença, na reunião que decorre sempre à porta fechada, Hugo Soares, "passista" assumido e que foi igualmente número dois do ex-líder parlamentar Luís Montenegro, não deixou passar, também, em claro reação do secretário-geral do PSD à Operação “Tutti Frutti”, que investiga suspeitas de favorecimento a militantes do PSD e do PS.

José Silvano, que não estava na reunião desta quinta-feira, fez questão de dizer que eram factos que reportavam à anterior direção. Um ataque "espúrio", respondeu Hugo Soares, que considerou que o PSD fez uma "OPA" à investigação e conseguiu assim retirar o PS do centro das atenções.

A falta de articulação entre a direção nacional e a bancada parlamentar na votação sobre o projeto do CDS para reduzir o imposto sobre combustíveis também foi alvo de críticas. Duarte Marques foi um dos deputados a questionar Fernando Negrão. O líder parlamentar deu uma resposta curiosa: disse apenas que era "difícil saber onde acaba a autonomia" da direção da bancada parlamentar.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Machado
    05 jul, 2018 Porto 19:35
    Estamos esclarecidos. Não é preciso mais nada. O Flopes, em face do comportamento da malta, vai criar um novo partido para ajudar à confusão..

Destaques V+