Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Algoritmo do Facebook censurou Declaração de Independência dos EUA

05 jul, 2018 - 17:15

Em causa está uma parte do documento histórico em que os pais fundadores se referem aos “índios selvagens e impiedosos”. Facebook já pediu desculpa pelo lapso.

A+ / A-

O algoritmo do Facebook considerou que alguns excertos da Declaração de Independência dos Estados Unidos são racistas e discurso de ódio e removeu-os da maior rede social do mundo.

Para assinalar o 4 de julho, Dia da Independência, o jornal texano “The Liberty County Vindicator” partilhou durante o dia várias passagens do documento histórico na sua página no Facebook.

O objetivo era estimular o conhecimento histórico entre os leitores do jornal, mas um dos “posts” acabou por ser removido pelo algoritmo da rede social.

Em causa está uma parte da declaração em que os pais fundadores dos EUA se referem aos “índios selvagens e impiedosos”.

O Facebook acabou por se aperceber do lapso e autorizou a publicação, acabando por pedir desculpa ao “The Liberty County Vindicator”.

Depois do episódio, o editor do jornal deu largas à ironia e disse: “talvez tivesse sido melhor se Thomas Jefferson tivesse escrito que ‘os indígenas americanos estão num estágio desafiador de desenvolvimento cultural’”.

“Infelizmente, Jefferson, como a maior parte dos colonos britânicos daquela altura, não tinham uma visão totalmente amigável dos indígenas americanos”, sublinhou Casey Stinnett.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+