Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Macron faz aviso sobre centros para migrantes em África

04 jul, 2018 - 18:07

Muitos países africanos temem que esses centros sirvam como um fator de atração para os migrantes, afirma o Presidente francês.

A+ / A-

Os planos da União Europeia (UE) para a criação de centros de processamento de migrantes fora da Europa podem falhar se os projetos não forem liderados pelos países do Norte de África, alerta o Presidente francês, Emmanuel Macron.

Em entrevista à BBC, durante uma visita à Nigéria, Macron diz que muitos países africanos temem que esses centros sirvam como um fator de atração para os migrantes.

A ideia só vai ganhar asas se os países africanos estiverem recetivos e envolvidos em todo o processo, sublinha.

Nenhum país africano mostrou, até agora, disponibilidade para receber centros de processamento.

Macron avisa que a Europa vai ter que lidar com o problema das migrações durante as próximas décadas devido ao que considera ser o problema do crescimento populacional sem planeamento em África.

O Presidente francês explica que a sua prioridade é desencorajar as pessoas a correrem “riscos loucos” e tentarem chegar à Europa correndo todo o tipo de perigos.

Na última semana, uma centena de pessoas morreram afogadas no Mediterrâneo e outras 100 estão desaparecidas em resultado de naufrágios com barcos de migrantes.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que, desde o início do ano, já morreram no Mediterrâneo mais de mil pessoas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    04 jul, 2018 18:55
    Se o Macron quer desencorajar os imigrantes de virem para a Europa, devia começar por não destruir os países deles! A Europa não se pode queixar de refugiados e imigrantes quando destrói os países deles pois no passado muitos europeus fugiram para as Américas e para África.

Destaques V+