Tempo
|
A+ / A-

Governo já abriu 320 concursos para integrar precários

04 jul, 2018 - 11:51

Quem o diz é o ministro do Trabalho, ouvido no Parlamento.

A+ / A-

Veja também:


O Ministério do Trabalho lembra que já foram lançados 320 concursos até agora, no âmbito do Programa de Regularização dos Vínculos Precários da Administração Pública (PREVPAP).

Esses concursos corresponderam a 2.267 vagas. São dados apurados até 2 de julho e integram um documento entregue pelo ministro Vieira da Silva aos deputados da comissão parlamentar do Trabalho e da Segurança Social, onde o governante está a ser ouvido.

As comissões de avaliação bipartida deram parecer favorável a 12.522 pedidos de regularização de trabalhadores precários do Estado, tendo sido homologados 7.101 pareceres.

No Ministério do Trabalho, onde entraram 3.333 requerimentos, já foram homologados 1.576 pareceres, tendo sido lançados 67 concursos para 531 vagas.

O número de requerimentos que deram entrada no âmbito do PREVPAP foi de 31.957.

O PREVPAP tem sido criticado pela esquerda e pelos sindicatos pelos atrasos e falta de transparência do processo.

Em protesto, estão esta quarta-feira os trabalhadores precários do ensino superior e da ciência, que se vão manifestar junto ao Centro de Congressos de Lisboa, onde vai estar o Presidente da República.

O pessoal docente e não docente e de investigadores reivindica "um verdadeiro combate à precariedade na ciência e ensino superior", refere uma nota de imprensa divulgada pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC).

Entre as reivindicações constam o "cumprimento efetivo" do programa de regularização de vínculos laborais precários no Estado, a contratação de investigadores-doutorados prevista na legislação de estímulo ao emprego científico, o "reforço do investimento" na ciência e no ensino superior e a contratação de leitores das universidades.

O ministro da tutela esteve na Manhã da Renascença, onde admitiu que o processo é lento, de modo a cumprir os trâmites legais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+