Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Resgate dos meninos tailandeses pode demorar vários dias

03 jul, 2018 - 08:31

Crianças terão de aprender a mergulhar em águas lamacentas.

A+ / A-
O momento em que os jovens tailandeses são encontrados, após 10 dias numa gruta
O momento em que os jovens tailandeses são encontrados, após 10 dias numa gruta

O alívio inicial por encontrar com vida os rapazes de uma equipa de futebol tailandesa, rapidamente deu lugar à preocupação com dificuldade da operação de resgate.

Os doze rapazes e o treinador foram encontrados vivos por mergulhadores britânicos, no interior da gruta, sentados num pequeno pedaço de terra seca, cercados por água, numa câmara pequena e escura.

Estima-se que os meninos estejam a quatro quilómetros da entrada da gruta e algures entre 800 metros a um quilómetro abaixo da superfície. Os rapazes foram encontrados dez dias após terem desaparecido, fracos, mas sem grandes ferimentos.

À medida que as operações passam à próxima fase, as opções de resgate parecem limitadas. O grupo está preso numa área que apenas é acessível através de um estreito canal que está inundado. As tentativas para bombear a água da caverna ou encontrar uma abertura natural no teto da câmara não tiveram sucesso, até agora.

Segundo a marinha tailandesa, os próximos passos são fornecer ao grupo alimentos para quatro meses e ensinar os rapazes a mergulhar.

Apesar do nível das águas ter descido nos últimos dias, as condições de mergulho mantêm-se difíceis, com vários riscos e desafios técnicos. As passagens estreitas, a água densa e lamacenta são alguns dos obstáculos que as crianças terão de enfrentar.

Porém, a chuva que continua a cair pode aumentar os níveis de água na gruta e forçar as equipas de resgate a agir mais cedo. “Acreditamos que há apenas uma pequena pausa na monção e todas as opções de resgate estão a ser consideradas”, diz a equipa de resgate britânica.

Doze alunos e professor encontrados com vida em gruta na Tailândia
Doze alunos e professor encontrados com vida em gruta na Tailândia
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+