Tempo
|
A+ / A-

Doze alunos e professor encontrados com vida em gruta na Tailândia

02 jul, 2018 - 17:16

Estiveram dez dias desaparecidos e foram localizados pela marinha local, com a ajuda de especialistas estrangeiros.

A+ / A-
O momento em que os jovens tailandeses são encontrados, após 10 dias numa gruta
O momento em que os jovens tailandeses são encontrados, após 10 dias numa gruta

As equipas de resgate tailandesas encontraram os 12 jovens e o professor que estavam perdidos dentro de uma gruta na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia. Depois de dez dias desaparecidos e de muitas horas de buscas, foram finalmente localizados com vida.

As autoridades vão tentar drenar a gruta onde o grupo se encontra, para conseguir retirá-lo. Entretanto, vão enviar um médico e um enfermeiro especialistas em mergulho, para poderem avaliar o estado de saúde dos jovens.

O alunos têm entre 11 e 16 anos e o treinador da equipa escolar tem 25 anos.

“A marinha tailandesa descobriu todos os 13 desaparecidos com vida”, disse o governador da província de Chiang Rai.

Doze alunos e professor encontrados com vida em gruta na Tailândia
Doze alunos e professor encontrados com vida em gruta na Tailândia

O grupo - uma equipa de futebol sub-16 da escola Moo Pa, na província de Chiang Rai - visitou a gruta no sábado, dia 23 de junho, após um treino. Uma chuvada forte terá inundado a gruta por completo, durante o tempo em que os jovens estavam no interior, impedindo a saída do grupo.

O alerta foi dado às autoridades tailandesas por um segurança do Parque Natural Tham Luang, que viu as bicicletas dos rapazes estacionadas à entrada da gruta, já após o encerramento do parque.

Durante estes dias, as equipas de resgate enviaram caixas com alimentos e telemóveis portáteis através de um dos poços da gruta, na esperança de que o grupo conseguisse encontrá-las.

O desaparecimento dos menores levou a um esforço internacional com várias centenas de socorristas, incluindo soldados norte-americanos e mergulhadores britânicos, que foram mobilizados para o local, uma das maiores grutas da Tailândia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    02 jul, 2018 aveiro 18:19
    Noticia que me agrada , temia o pior !

Destaques V+