Tempo
|
A+ / A-

Presidente saúda cardeal D. António Marto

29 jun, 2018 - 19:00

Marcelo classifica como “decisão sábia e clarividente” a escolha do Papa Francisco de elevar D. António Marto ao cardinalato.

A+ / A-

O Presidente da República enviou um telegrama a D. António Marto, saudando a sua elevação ao cardinalato.

Marcelo Rebelo de Sousa comunicou ao bispo de Leiria-Fátima a sua “alegria e honra” pelo facto de este ter sido feito cardeal.

“É com muito alegria e honra que o venho felicitar neste dia da imposição das insígnias da sua elevação ao cardinalato, decisão sábia e clarividente do Papa Francisco, que assim reconhece a sua exemplar trajetória biográfica e pastoral”, escreveu Marcelo.

O Presidente destaca o “admirável testemunho de esperança e humanidade” que o novo cardeal tem sido para muita gente.

“Desejo-lhe as maiores venturas no exercício deste exigente múnus e, como Presidente da República, agradeço o seu admirável testemunho de esperança e de humanidade, prestado perante crentes e não-crentes.”

O Presidente já tinha manifestado a sua alegria pela escolha do Papa Francisco no dia 20 de maio, quando a decisão foi comunicada.

D. António Marto é o primeiro bispo da diocese de Leiria-Fátima a ser eleito cardeal e torna-se o quarto cardeal vivo em Portugal, sendo que apenas dois, ele e o Patriarca de Lisboa, ainda têm idade para participar num conclave.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+