Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting

"Um monstro e um louco". Fernando Peres arrasa Bruno de Carvalho

28 jun, 2018 - 12:46 • José Pedro Pinto

Antigo campeão nacional pelo Sporting considera que o presidente destituído deverá responder judicialmente por "falcatruas" em Alvalade. Fernando Peres espera um bloco forte contra eventual recandidatura de Bruno de Carvalho às eleições de 8 de setembro.

A+ / A-

Fernando Peres não pode, sequer, ouvir falar em Bruno de Carvalho, cujo nome desperta, na sua mente, dois termos absolutamente arrasadores: "monstro" e "louco".

O antigo jogador e treinador, que marcou a carreira de atleta no Sporting - foi campeão por duas ocasiões -, confessa que se sentiu aliviado com a destituição do último presidente dos verde e brancos. E não trava no momento de adjetivar Bruno de Carvalho.

"Como uma entidade grandiosa, com 112 anos, o Sporting livrou-se de um monstro e de um louco", dispara, em entrevista a Bola Branca.

"Bruno de Carvalho tem de prestar contas judiciais"

Considerando que ainda falta apurar, judicialmente, os efeitos da gestão de Bruno de Carvalho no emblema de Alvalade, Fernando Peres, 76 anos, não se esquece de incluir, no rol de críticas, o nome de Carlos Vieira. Numa altura em que a Comissão de Gestão do Sporting anunciou que a SAD está em falência técnica, com capitais negativos na ordem dos nove milhões de euros, Peres questiona a capacidade do até há bem pouco tempo "homem forte" das finanças leoninas.

"O senhor Bruno de Carvalho tem de prestar contas judiciais. Aí é que vamos saber, concretamente, o que há por trás do senhor Bruno de Carvalho e de todos os seus 'capangas'. Diz-se que Carlos Vieira é um crânio excecional mas parece-me que está louco", argumenta.

Certo é que, contrariando as teorias de que o Sporting regrediu várias épocas com a crise institucional despoletada com o ataque à Academia de Alcochete, a 15 de maio, Fernando Peres vislumbra um horizonte solarengo para os lados de Alvalade.

"Acredito que, a partir de agora, o Sporting vai voltar a ser o Sporting com nobreza, dignidade e sem falcatruas. Ao contrário do que muita gente pensa, não acredito que o Sporting ande à deriva nos próximos anos. Apelo aos sportinguistas para, cada vez mais, apoiarem o seu clube de coração porque o Sporting é sempre um candidato ao título. Atualmente, tem gente honesta, séria e vai reativar tudo aquilo que nós, sportinguistas, esperamos", sustenta.

Eleições a 8 de Setembro. O apelo a Frederico Varandas e outros candidatos

Com eleições para a presidência do Sporting marcadas para 8 de setembro, Fernando Peres admite que Bruno de Carvalho poderá mesmo voltar a ir a votos.

O empresário Fernando Tavares Pereira já anunciou que irá avançar com uma candidatura mas é o médico Frederico Varandas, com candidatura oficializada, quem recolhe o agrado de Peres.

Todavia, mais do que vários nomes, Peres pretende algo em específico. E deixa o apelo, no sentido de um "bloco" forte contra a eventualidade de uma ida a votos contra BdC.

"[Frederico Varandas] É um homem sério, honesto, um sportinguista dos ‘sete costados’, mas penso que ainda é muito cedo para se pensar em opinar porque vão, de certeza, surgir mais candidaturas. Peço que essas candidaturas se reúnam e formem apenas um bloco, para que fiquem mais fortes", completa.

Fernando Peres, natural de Algés, representou o Sporting enquanto jogador entre 1965 e 1973, com uma passagem pela Académica pelo meio (1968/69).

De leão ao peito, sagrou-se campeão nacional por duas ocasiões e venceu duas Taças de Portugal. Chegou ainda a ser campeão brasileiro pelo Vasco da Gama, em 1974. Foi internacional português em 27 ocasiões, apontando quatro golos.

Como treinador, orientou Peniche, União de Leiria, Vitória de Guimarães, Estoril, Sanjoanense e Atlético.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A Martins
    29 jun, 2018 Braga 19:31
    È pena não concretizar as suas diatribes. Falar assim é fácil e Peres, se fosse eu o acusado, não se livrava de um processo judicial.

Destaques V+