Tempo
|
A+ / A-

PS chumba benefícios fiscais que o Governo quer manter

27 jun, 2018 - 19:16 • Eunice Lourenço

Socialistas colocaram-se ao lado do Bloco para acabar com benefícios fiscais à criação de emprego.

A+ / A-

Foi ainda uma votação indiciária, mas a manter-se os socialistas vão votar cotra uma intenção do Governo de manter os benefícios fiscais à criação de emprego. Na comissão de Orçamento e Finanças, o PS votou ao lado do Bloco de Esquerda que propôs o fim desses benefícios.

A comissão discutiu esta quarta-feira a proposta de lei do Governo que prorroga a vigência de determinados benefícios fiscais. Existem 15 benefícios fiscais em risco de caducar e o Executivo apresentou esta proposta para dizer quais os que quer manter e quais quer prolongar.

O incentivo à criação de emprego – um beneficio fiscal em sede de IRC – era um dos que o Governo queria manter, ainda que com algumas alterações, que passavam por diferenciar as grandes empresas das pequenas e micro. Ou seja, as pequenas e micro empresas – assim como as empresas instaladas no interior do país – seriam beneficiadas de forma mais positiva que as grandes empresas.

Contudo, o Bloco de Esquerda apresentou uma proposta de alteração para acabar com esse beneficio. E o PS juntou-se ao Bloco e ao PCP aprovando a proposta do Bloco, o que tem como consequência a inviabilização da formulação do Governo.

O Bloco e o PCP são, por principio, contra a existência destes benefícios, considerando que é dever das empresas criar emprego. E o Governo já reconheceu que existem alguns problemas de fiscalização. Mas o objetivo seria aumentar a fiscalização e não acabar com o incentivo que, no último ano, teve um custo fiscal de 36 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+