Tempo
|
A+ / A-

Ministro elogia militares portugueses na República Centro-Africana

27 jun, 2018 - 00:25

Azeredo Lopes garante que as forças portuguesas apenas têm reagido a ataques dirigidos contra elas.

A+ / A-

O ministro da Defesa, Azeredo Lopes, garante que tem sido exemplar a atuação das forças portuguesas que integram a MINUSCA, a missão das Nações Unidas na República Centro-Africana.

Azeredo Lopes foi confrontado, esta terça-feira, na comissão parlamentar de Defesa com as notícias que dão conta de uma reação hostil de civis e grupos armados.

Perante este cenário, o ministro garante que as forças portuguesas apenas reagiram a ataques dirigidos contra elas.

“Estamos perante um quadro operacional dos mais exigentes, estamos também perante situações que podem envolver confrontos, confrontos em que as forças portuguesas têm atuado exclusivamente e com uma graduação exemplar a ataques que são dirigidos contra elas. A vítima dos ataques não pode ser responsabilizada pelo agravamento da situação e porque, em última instância, é obrigada a ripostar para se defender.”

Azeredo Lopes acrescentou, perante os deputados, que a população civil rapidamente reagiu em defesa da presença portuguesa, assim como a missão da ONU.

“Se algumas fações insinuaram comportamentos menos adequados das nossas forças há uma resposta lapidar dada pela MINUSCA. Se há força que é exemplar no cumprimento do Direito internacional humanitário e no empenhamento de força é a força portuguesa. Logo a seguir, a população fez um abaixo-assinado onde elogiava nos termos mais encomiásticos a imparcialidade, competência, valor e coragem das forças portuguesas”, sublinha o ministro da Defesa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+