Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2018

Foi bom enquanto durou. França e Dinamarca estragam Mundial sem nulos

26 jun, 2018 - 18:36 • Filipe d'Avillez

Foram 37 jogos seguidos sempre com golos. É um novo recorde. O 3.º tinha tudo para correr mal, pois um empate servia ambas as equipas.

A+ / A-

Chegou-se a sonhar com um Mundial perfeito, mas ao fim de 12 dias e 38 jogos lá chegou um dos piores inimigos do futebol, o temível empate a zero.

No passado sábado, e como a Renascença assinalou, bateu-se o recorde de jogos de um Mundial sem nulos, com 27. O recorde anterior datava de 1954, na prova que se jogou na Suécia e na qual não houve um único empate sem golos.

No Mundial da Rússia há mais do dobro dos jogos, pelo que seria sempre complicado conseguir um registo imaculado, mas os 37 jogos que se jogaram até ao fatídico França–Dinamarca não deixam de constituir um recorde assinalável e que será difícil de igualar.

Pelo meio houve alguns sustos. Logo no segundo dia do campeonato o Irão–Marrocos só não acabou a zeros porque houve um autogolo no final do período de compensação e outro golo ao cair do pano salvou o Brasil–Costa Rica.

Mas olhando para os últimos campeonatos do mundo já se devia ter desconfiado deste França–Dinamarca. Com o jogo desta terça-feira, os gauleses dão continuidade a uma tradição que data de 1998, curiosamente o ano em que se sagraram campeões do mundo. Este é o sexto Mundial seguido em que França regista um empate a zero. Já para a Dinamarca foi apenas a primeira vez, embora os escandinavos tenham substancialmente menos presenças em fases finais.

Agora que o recorde de jogos sem nulos foi batido e estabelecido em 37, resta esperar que as restantes equipas não aproveitem a deixa, para evitar bater-se o máximo de empates a zero, que é de sete. Um número que se tornou regra nas últimas edições do Mundial, tendo havido sete nulos no Alemanha 2006, no África do Sul 2010 e no Brasil 2014. Antes, já tinha havido outros sete no Espanha 1982.

1958, a estreia do nulo

Até ao campeonato de 1954, inclusive, não tinha havido qualquer empate a zero. O Mundial de 1950, no Brasil – onde decorreu a trágica derrota brasileira em casa, contra o Uruguai – teve 22 jogos, o anterior, que foi em 1938, em França, teve 15 (devia ter tido 16, mas a Áustria perdeu por falta de comparência com a Suécia), o de 1934, em Itália, teve 17 e o de 1930, no Uruguai, teve 18.

O primeiro empate sem golos em jogos do Mundial apenas aconteceu em 1958, na Suécia e só ao nono jogo, pelo que, tudo somado, houve uns assinaláveis 106 jogos seguidos sempre com golos. Nesse campeonato, houve ao todo dois jogos em que o marcador ficou em branco.

A partir daí, contudo, o nulo tornou-se mais comum, com quatro no campeonato de 1962. Em 1966, foram apenas três.

Mas 1966 marca o começo de uma tendência que só seria abandonada no México 86. Foram cinco campeonatos seguidos em que o jogo inaugural, um dos que centra mais atenções, não registou golos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+