Tempo
|
A+ / A-

Marcelo felicita D. José Tolentino por nomeação para o Vaticano

26 jun, 2018 - 16:33

O Presidente destaca as qualidades literárias e académicas do sacerdote que foi nomeado pelo Papa para um cargo de destaque no Vaticano.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta terça-feira o padre José Tolentino Mendonça, que acaba de ser nomeado para assumir o cargo de bibliotecário e arquivista do Vaticano.

Com a nomeação, o Papa eleva o padre Tolentino a arcebispo, estando ainda por definir o dia da ordenação episcopal.

Numa nota divulgada no site da Presidência, Marcelo endereça as suas “mais cordiais saudações”, não só na qualidade de chefe de Estado, mas também de “amigo e admirador”.

“Esta nomeação é um ato que engrandece o nome de Portugal, reconhecendo a trajetória de vida e a densidade espiritual, intelectual e humana de José Tolentino Mendonça”, lê-se.

“Sacerdote admirado pelos Portugueses, vulto maior da cultura portuguesa contemporânea, o gesto do Santo Padre representa para D. Tolentino Mendonça o justo e merecido culminar de um exemplar percurso de fé, caminho em que a palavra tem papel decisivo.”

Marcelo destaca a obra já feita pelo sacerdote, tanto no campo da literatura como do mundo académico. “Através dos seus livros de teologia e de poesia, das suas crónicas regulares na imprensa escrita, das suas intervenções públicas nos mais diversos lugares e, enfim, do exercício de funções docentes e diretivas na Universidade Católica Portuguesa, D. José Tolentino Mendonça alcançou um lugar cimeiro não apenas entre nós mas no seio da intelectualidade católica de todo o mundo.”

“Em meu nome e em nome do povo português, desejo-lhe as maiores venturas no exercício de tão exigentes quanto prestigiadas funções”, lê-se, no final da mensagem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+