Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia. Erdogan vence à primeira volta

24 jun, 2018 - 22:00

Partido do Presidente também reforça resultado nas legislativas.

A+ / A-

Com 97% dos votos contados, o chefe de Estado cessante, Recep Tayyip Erdogan, lidera os resultados das eleições presidenciais deste domingo na Turquia com 52,5%.

No segundo lugar da contagem está o social-democrata Muharrem Ince, que segue com 30,7% dos votos.

A confirmarem-se estes resultados, Erdogan vence à primeira volta e não haverá segunda volta a 8 de julho.

“Os resultados não-oficiais das eleições são claros. Segundo eles, a nossa nação confiou-me a responsabilidade de ser Presidente da República”, disse Erdogan. "Paralelamente a estas eleições, a Turquia realizou uma revolução democrática. Pela primeira vez, passamos por uma transição para o presidencialismo".

No entanto, o principal partido da oposição queixou-se de tentativas de fraude. "Chegaram-nos numerosas queixas", sobretudo da província de Sanliurfa, declarou o porta-voz do Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata).

Já nas legislativas, o partido do Presidente, o AK, deverá também aumentar a sua representatividade. Deve somar 43% dos votos.

Por sua vez, os curdos do HDP devem conseguir uma votação superior aos 10%, o mínimo necessário para entrar no Parlamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+