Tempo
|
A+ / A-

EUA devolvem 522 crianças imigrantes aos pais

24 jun, 2018 - 11:18

Mesmo defendendo que “se mostrarmos qualquer fragilidade, virão milhões”, Trump flexibilizou a sua política de tolerância zero com os imigrantes. Segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos, há 2.053 crianças sob custódia, mas apenas 17% eram separadas dos pais.

A+ / A-

Veja também:


Os Estados Unidos anunciaram este domingo que reuniram com suas famílias 522 crianças imigrantes que tinham sido separadas dos pais depois de atravessarem a fronteira com o México.

É a primeira consequência da ordem executiva assinada por Donald Trump na quarta-feira com vista a acabar com a separação das famílias de imigrantes ilegais à chegada aos Estados Unidos.

O Presidente avisou, contudo, que iria continuar a apostar numa política de "tolerância zero".

A ordem executiva prevê que pais e filhos fiquem detidos no mesmo espaço e por tempo indeterminado. No caso de menores já separados de suas famílias, a reunificação depende do resultado do processo de deportação dos pais.

Há duas opções: se um juiz determinar que o pai tem o direito de pedir asilo, as autoridades devem entregá-lo ao filho; mas se, pelo contrário, for decidido que o pai deve ser deportado, então ele só pode voltar a ter a custódia da criança quando estiver prestes a ser expulso dos EUA.

Atualmente, os pais estão sob custódia nos centros administrados pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), enquanto as crianças estão nos abrigos do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, que tem jurisdição sobre menores imigrantes.

Donald Trump tem recebido duras críticas, até do Partido Republicano, por ter instaurado uma política de “tolerância zero” que levou à separação de crianças imigrantes dos respetivos pais.

No comunicado divulgado este domingo, o Departamento de Segurança Interna dos EUA esclarece que, até 20 de junho, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos tinha 2.053 crianças sob sua custódia, embora apenas 17% fossem separadas de seus pais, enquanto os restantes correspondiam a crianças que viajaram sozinhas.

A reunificação dos 522 menores foi realizada pelos serviços de Alfândega e Proteção das Fronteiras (CBP), agência que processa as pessoas indocumentadas quando chegam ao país.

O CBP tinha planeado juntar 16 outras crianças com seus pais na sexta-feira, mas a reunião teve que ser adiada devido às más condições climatéricas, devendo acontecer nas próximas 24 horas, de acordo com a mesma nota.

No sábado, Donald Trump regressou ao debate migratório com um polémico discurso em Las Vegas em que garantiu que, sem as suas duras políticas migratórias, “milhões de imigrantes” atravessariam ilegalmente a fronteira com o México.

“Se mostrarmos qualquer fragilidade, virão milhões”, assegurou Trump num casino em Las Vegas, onde o público repetia o seu nome e lhe pedia, aos gritos: “Construa o muro!”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    24 jun, 2018 12:37
    Agora ainda faltam as restantes 10000. Trump no Tribunal de Haia já!

Destaques V+