23 jun, 2018 - 23:01
A primeira corrida do WTCR no Circuito de Vila Real foi ganha pelo francês Yvan Muller (Hyundai i30 N), ficou marcada pelo violento acidente que aconteceu pouco depois da partida e retirou da prova sete pilotos, entre eles os que ocupavam as primeiras linhas da grelha.
No momento do arranque, o inglês Robert Huff (VW Golf GTi) e o marroquino Mehdi Bennani (VW Golf GTi), que partilhavam a primeira linha, “tocaram-se”, de forma violenta, na primeira paragem, bloquearam a pista e, a partir daí, assistiu-se a um espetáculo de “carrinhos de choque”, uma vez que o pelotão vinha em aceleração, muito junto e não havia espaço para procurar alternativas, como sucede nas pistas citadinas.
Após mais de duas horas para reparar os estragos nos “rails” e nos carros, a corrida acabou por começar, com Yvan Muller, que largou da sexta posição da grelha, a aproveitar o facto de não ter ninguém à sua frente para assumir o comando e vencer, à frente do argentino Esteban Gurrieri (Honda Civic) e o espanhol Pepe Oriola.
Como consequência da sua vitória e da ausência do seu compatriota Yann Ehrlacher (Honda Civic), que comandava o campeonato, uma das vitimas da carambola inicial, o veterano piloto ascendeu ao primeiro lugar da competição, enquanto outro veterano piloto, o italiano Gabriele Tarquini (Hyundai i30 N), fazia a melhor volta aos do traçado transmontano percorrido em 2’03,079”.
Classificação
1.º, Yvan Muller (Hyundai i30 N), 13 voltas
2.º, Esteban Guerrieri (Honda Civic), 2,060”
3.º Pepe Oriola (Cupra), a 10,598”
4.º, Gabriele Tarquini (Hyundai i30 N), a 12,925”
5.º, Jean-Karl Vernay (Audi Rs3 LMS), a 13,928”
6.º, Aurélien Conte (Peugeot 308), a 14,186”
7.º, Benjamin Lessennes (Honda Civic), a 16,696”
8.º, Nathanael Berthon (Audi RS3 LMS), a 19,937”
9.º, Gordon Sheldon (Audi RS3 LMS), a 20,169”
10.º, Frédéric Vervisch (Audi RS3 LMS, a 20,678”
Classificaram-se mais 10 pilotos