Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial da Rússia. Zero-zero não entra

23 jun, 2018 - 15:38 • Filipe d'Avillez

Nunca houve um campeonato mundial de futebol com tantos jogos sem empates a zero. São 27. Veja algumas das estatísticas e curiosidades sobre o maior inimigo dos adeptos, o nulo no marcador.

A+ / A-

O jogo entre a Bélgica e a Tunísia, deste sábado, marcou um recorde em campeonatos do mundo de futebol. Nunca houve um campeonato com tantos jogos seguidos sem empates a zero. São para já 27.

A história podia ter sido bem diferente, se não fosse o autogolo marcado por Marrocos no jogo contra o Irão, no último minuto dos descontos, logo no segundo dia da prova, mas desde então, e apesar de ter havido vários jogos com apenas um, em todos se pôde ouvir no estádio aquele grito inconfundível dos adeptos quando a bola passa a linha.

O record anterior pertencia ao campeonato de 1954, que se realizou na Suíça. Nesse torneio não houve nenhum empate sem golos, mas o total de jogos desde a inauguração até à final, foi de 26. Se o mundial da Rússia conseguir igualar o feito seriam uns incríveis 64 jogos sem nulos no marcador.

Até ao campeonato de 1954, inclusive, não tinha havido qualquer empate a zero em jogos de mundiais. O campeonato de 1950, no Brasil – onde decorreu a trágica derrota brasileira em casa, contra o Uruguai – teve 22 jogos, o anterior, que foi em 1938, em França, teve 15 (devia ter tido 16, mas a Áustria perdeu por falta de comparência com a Suécia), o de 1934, em Itália, teve 17 e o de 1930, no Uruguai, teve 18.

O primeiro empate sem golos em jogos do mundial apenas aconteceu em 1958, na Suécia, e só ao nono jogo, pelo que, tudo somado, houve uns assinaláveis 106 jogos de mundial seguidos sempre com golos. Nesse campeonato houve ao todo dois jogos em que o marcador ficou em branco.

A partir daí, contudo, o nulo tornou-se mais comum, com quatro no campeonato de 1962. Em 1966 foram apenas três.

Mas 1966 marca o começo de uma tendência que só seria abandonada no México 86. Foram cinco campeonatos seguidos em que o jogo inaugural, um dos que centra mais atenções, não registou golos.

Até ao momento o record de jogos sem golos num único campeonato é de sete – naturalmente sem contar penaltis, mas incluindo prolongamento – tendo sido esse o número registado nos últimos quatro mundiais antes do atual.

Por enquanto, entre jogos melhores e piores, as coisas correm bem na Rússia, os golos vão entrando e os adeptos agradecem.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+