Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Prémio do Jardim Botânico do Palácio de Queluz é “reconhecimento do país"

22 jun, 2018 - 22:50

Esta sexta-feira, em Berlim, foi conhecido o veredito da votação do público, na capital. Foi o novo presidente do Europa Nostra a anunciar o prémio.

A+ / A-

O Jardim Botânico do Palácio de Queluz venceu o Prémio Escolha do público do Europa Nostra. É o segundo prémio que o projeto de recuperação do jardim do palácio recebe. Já antes tinha vencido o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémio Europa Nostra.

Esta sexta-feira, em Berlim, foi conhecido o veredito da votação do público, na capital. Foi o novo presidente do Europa Nostra a anunciar o prémio.

Manuel Baptista, da Parques Sintra que gere o jardim, está satisfeito com o duplo prémio.

“É um reconhecimento do país, é um reconhecimento do trabalho feito pela Parques Sintra. Pela primeira vez Portugal ganha um prémio da votação do júri, que é o conjunto da população da Europa. É muito reconfortante receber este prémio”, disse.

A vitória foi também celebrada pelo ministro da Cultura. “É uma grande alegria e mostra a capacidade que temos na área do restauro e é um grande sinal para a nossa cultura, para o nosso património e um grande estímulo para o nosso trabalho”, disse Castro Mendes.

Também Guilherme d'Oliveira Martins, representante do Europa Nostra em Portugal, considera que “este prémio do público resulta de um trabalho consistente e de grande qualidade do projeto”.

Em Berlim, para a entrega do prémio Europa Nostra esteve o presidente da instituição, o tenor Plácido Domingo, que sublinhou a importância da cultura como fator de paz neste ano europeu do património.

“Não nos esqueçamos que antes de mais - e mais do que tudo - a Europa é um projeto de paz”, refere.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+