Tempo
|
A+ / A-

Crato contra revisão do programa de Matemática. “Há uma corrente ideológica que quer destruir progressos de 15 anos”

22 jun, 2018 - 20:59

Em entrevista à Renascença, Nuno Crato, ex-ministro da Educação e Ciência, arrasa a credibilidade das provas de aferição e sublinha a importância do acompanhamento dos pais durante o período letivo.

A+ / A-
Entrevista a Nuno Crato, ex-ministro da Educação - 22/06/2018

O antigo ministro prefere valorizar os resultados positivos do estudo internacional TIMSS – sobre competências em matemática e ciências, onde Portugal está melhor que Finlândia e Alemanha – em vez das dificuldades evidenciadas pelos alunos portugueses nas provas de aferição.

"As provas de aferição são provas em quem ninguém confia", afirma Nuno Crato, em entrevista á Renascença sobre o ensino da Matemática, sublinhando que estes elementos de avaliação não são válidos e aponta antes para um progresso no ensino desta disciplina.

O ex-ministro manifestou-se contra "uma corrente ideológica que acha que o ensino não deve ser organizado em programas" e sublinhou a importância do apoio dos pais aos alunos. "Para isso é preciso que o programa seja muito claro, ", complementa o antigo presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Entrevistado por José Pedro Frazão, Nuno Crato sugere dois livros sobre o ensino da Matemática: “Aritmética para Pais” (“porque ajuda os pais a terem métodos de apoio aos filhos) e “Saber e ensinar matemática elementar” ( “mais dirigido a professores, mas explicando os temas da matemática passo a passo para terem confiança no passo seguinte”) ambos editados pela Gradiva.

Nuno Crato foi entrevistado a propósito do programa “Da Capa à Contracapa”, da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, dedicado esta semana ao ensino da matemática em Portugal. São convidados os matemáticos Filipe Serra Oliveira, professor da Universidade de Lisboa, e António Bivar Weinholtz, que tem trabalhado na reformulação de programas e metas curriculares da matemática.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+