Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump ameaça UE com taxa de 20% sobre automóveis exportados para os EUA

22 jun, 2018 - 15:55

Medida vai avançar se Bruxelas não suspender as tarifas retaliatórias que entraram hoje em vigor sobre produtos norte-americanos, avisou o Presidente norte-americano.

A+ / A-

A guerra das taxas comerciais entre os EUA e o resto do mundo continua em força.

Esta sexta-feira, entraram em vigor as novas taxas alfandegárias da União Europeia sobre produtos importados dos Estados Unidos, uma medida que se aplica a quase 200 produtos fabricados nos EUA e que foi adotada por Bruxelas depois de Donald Trump ter imposto tarifas sobre todo o aço e alumínio que os EUA importam ao bloco europeu.

Confrontado com este passo, que a comissária europeia do Comércio diz ter sido única e exclusivamente potenciado pela decisão de Trump em impor taxas alfandegárias aos aliados europeus, Trump recorreu ao Twitter esta tarde para deixar um aviso ao bloco.

"Se estas tarifas e barreiras às trocas não forem suspensas em breve, vamos adotar uma taxa de 20% sobre todos os carros [fabricados na UE] que entram nos EUA. Que os construam aqui!"

A ameaça já está a gerar o pânico entre os fabricantes do setor na Europa. Em poucas horas, as ações da BMW AG caíram 1,9% e as da Volkswagen AG 0,6%.

O aviso do Presidente norte-americano surge no mesmo dia em que o embaixador americano na Alemanha, Ric Grenell, está em Washington para negociar um acordo para o setor automóvel no que toca às trocas entre EUA e UE.

Na Casa Branca, Grenell encontrou-se com o conselheiro de trocas comerciais de Trump, Peter Navarro, com o secretário do Comércio, Wilbur Ross, com o representante dos EUA para as trocas comerciais, Robert Lighthizer, e com o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, para lhes propor que as tarifas existentes sobre o negócio transatlântico de carros sejam reduzidas a zero.

A Bloomberg avança que a administração federal norte-americana e os fabricantes do setor na Alemanha apoiam a ideia, mas que ainda nenhum acordo foi alcançado. A ameaça de Trump vem deitar água na fervura dessa vontade, não se sabendo, para já, que decisão vai tomar a seguir no âmbito desta potencial guerra comercial com a aliada Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    16 jul, 2018 15:41
    Ó Galiao, se gostas do Trump vai ter com ele!
  • Fernando Machado
    22 jun, 2018 Porto 19:05
    A EUROPA, CONTINUA COMO QUE ADORMECIDA, MAS COM PESADELOS CAUSADOS PELA INÉPCIA DOS GOVERNOS QUE TEMOS. FRANÇA, ALEMANHA, ENTRE OUTROS ESTÁ COMO QUE PARALISADA.
  • Marco Almeida
    22 jun, 2018 Olhão 17:50
    Quanto a BMW e VW não tenho pena absolutamente nenhuma, deveria era de ser 50% para depois saberem o quanto doi na pele a "austeridade" se o resto da UE soubesse o que os Governantes da Alemanha fizeram a Europa outro galo cantaria
  • galiao
    22 jun, 2018 lisboa 17:25
    Detroit é o exemplo nefasto da deslocalização empresas México etc e importação carros.A destruição e insolvência da cidade é um caso paradigmático da globalização desregulada.Esperam q EUA continue a consentir estas destruiçoes das comunidades e outras cidades?EU tem q reconhecer e adaptar-se ao programa eleitoral de TRUMP.Palavra dada palavra honrada e fidelidade aos seus eleitores e EUA.Os diversos governos não levaram a sério TRUMP e continuam atónicos sem capacidade de adaptação ás novas realidades.Bush.OBAMA já foram e agora virão mais TRUMPS,republicanos ou democratas por exigência dos americanos.

Destaques V+