Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saúde

Greve dos técnicos de diagnóstico com adesão global de 85%

22 jun, 2018 - 14:42

Sindicato aponta que nalguns hospitais a taxa de adesão foi de praticamente 100%, em particular no Norte do país.

A+ / A-

A greve dos técnicos de diagnóstico, que arrancou à meia-noite desta sexta-feira, teve uma adesão global na ordem dos 85%, com alguns serviços a atingirem os 100%, em particular no Norte, revelou o sindicato destes profissionais de saúde.

Em declarações à agência Lusa, Luís Dupont, do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, explicou que, "de uma maneira geral, os grandes serviços têm níveis de adesão elevados", recordando que, enquanto profissionais de saúde, de acordo com a lei, estes profissionais têm de cumprir serviços mínimos.

"O levantamento que temos desta greve, que abrange instituições de Norte a Sul do país, aponta para uma adesão que ronda os 85% a nível global, mas com serviços a 100% e outros serviços com valores mais baixos, na ordem dos 60 a 70%", afirmou.

Luís Dupont explica que há áreas que não têm serviços mínimos e que, nas que têm, os grevistas são igualmente contabilizados como estando em greve, apesar de estarem obrigados a cumprir esses serviços mínimos. "Quando dizemos que há serviços que, tendo serviços mínimos, estão a 100%, é porque os grevistas, apesar de estarem a cumprir serviços mínimos, são contabilizados como grevistas. As pessoas têm a obrigação legal de estar presentes a cumprir serviços mínimos, mas estão em greve."

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica iniciaram às 00:00 de hoje uma greve em protesto contra questões salariais e contra a contagem de anos de serviço para efeitos de progressão na carreira, depois de uma primeira paralisação em maio.

Segundo o sindicato, a nova greve foi convocada depois de, a 28 de maio, o Governo ter voltado a comunicar o encerramento da negociação com os sindicalistas.

Em declarações anteriores à Lusa, Luís Dupont já tinha explicado que o Governo apresentou "uma ligeira alteração" à tabela salarial, face à última proposta, sob o argumento de que "não havia condições para apresentar matérias e questões" que são essenciais para estes profissionais.

"Não é só uma questão da tabela salarial, é também a questão da transição dos trabalhadores da atual carreira para a nova tabela e a contagem do tempo de anos de serviço na atual carreira", disse na altura Dupont, considerando "inaceitável o que Governo está a fazer na negociação".

Face a esta situação, os sindicatos solicitaram, no dia 5 de junho, "uma negociação suplementar face àquilo que é a lei e o enquadramento legal sobre esta matéria", mas até ao momento não houve nenhuma resposta por parte dos ministérios da Saúde e das Finanças.

Perante este impasse, os profissionais decidiram voltar hoje à greve, que se repete a 13 de julho. A partir de 1 de julho irão realizar uma greve às horas extraordinárias por tempo indeterminado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+