Tempo
|
A+ / A-

​Subida dos juros vai continuar gradualmente, diz presidente da Fed

20 jun, 2018 - 21:53 • Sandra Afonso

Jerome Powell falava no Fórum do Banco Central Europeu (BCE), que terminou esta quarta-feira, em Sintra.

A+ / A-

O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, diz que o desemprego está controlado e deixa claro que nos Estados Unidos os juros vão continuar a subir.

Jerome Powell falava no Fórum do Banco Central Europeu (BCE), que terminou esta quarta-feira, em Sintra.

“A verdadeira questão é saber qual a política certa a aplicar. Se olharmos para a economia, no caso dos Estados Unidos, que cresceu bem acima da tendência, com o desemprego nos 3,8%, a inflação a aproximar-se do objetivo e os juros nos 0%, talvez 100 pontos base abaixo da média estimada como neutra, o que isso pede, no nosso entender, é a continuação do aumento gradual dos juros”, defende o presidente da Reserva Federal.

O governador do Banco Central da Austrália também esteve em Sintra. Philipe Lowe disse que, quanto aos aumentos salariais, todos concordam que são necessários e chegou a hora de pagar mais, mas esperam que seja a empresa do lado a fazê-lo.

“Eu não estou a tentar falar diretamente com os proprietários neste tema, mas com os empresários. Temos o banco central a pedir aumentos salariais, os líderes políticos do centro direita a pedir aumentos salariais, os líderes da comunidade empresarial a pedir aumentos, mas não acontece. Os empresários até concordam, na teoria, com uma subida de 2 ou 3 pontos, mas não nas empresas deles. Recusam porque estão preocupados com a concorrência. O que estou a tentar fazer, ainda não sei se terei sucesso, é coordenar esta questão, convencendo-os que não há problema pagarem mais três pontos, se se tornar a norma”, declarou o banqueiro australiano.

O presidente do BCE, Mário Draghi, admite que a reposição salarial está demorada, mas a situação vai estabilizar.

“Os salários não estão a responder tão rápido como estamos habituados por causa do desaparecimento dos acordos comerciais. Em alguns países tinham muito peso e há uma combinação de fatores que se alterou. Mas onde quero chegar é que isto é passado, o futuro será diferente. Estamos convencidos que vamos regressar a uma relação mais estável, com condições laborais previsíveis”, afirmou Draghi.

O Fórum de Sintra não terminou sem discutir a atual guerra comercial. Todos os bancos centrais presentes mostraram-se preocupados com as repercussões que poderá ter esta escalada de taxas e taxinhas. Desde a Europa aos Estados Unidos, passando pelo Japão e Austrália, ninguém se mostra otimista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+