Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2018

Contas do apuramento para Portugal. Atenção aos cartões

20 jun, 2018 - 21:27

À Seleção Nacional "basta" empatar com o Irão na última jornada para seguir em frente rumo aos "oitavos" do Mundial da Rússia. E os outros cenários?

A+ / A-

A Seleção Nacional está a um ponto da qualificação para os oitavos-de-final do Mundial 2018, bastando um empate à campeã da Europa, diante do Irão, na última jornada do Grupo B, para seguir em frente.

Mas há que considerar uma série de fatores que podem ter influência decisiva para desempatar a igualdade pontual. Um deles é a disciplina que, nesta altura, leva a que seja a Espanha a surgir no topo da tabela, com os mesmos quatro pontos do que a equipa das quinas.

Ora, é este critério de desempate, o sétimo numa hierarquia de oito, que está presentemente a vigorar, já que Espanha e Portugal estão empatados em tudo o resto: pontos (quatro) e diferença de golos (4-3).

Os regulamentos da FIFA são claros: ficará na frente, em caso de necessidade de desempate, quem obtiver um "maior número de pontos obtidos no fair-play".

Portugal pode até perder com os persas de Carlos Queiroz, na derradeira ronda mas, para selar a qualificação para os "oitavos", a "roja" também teria de perder contra a já eliminada seleção de Marrocos e, para passar em segundo lugar - porque neste cenário, o Irão seguiria em frente como líder do grupo - os golos voltariam a ser fundamentais, bem como, posteriormente, o critério da disciplina.

Confira, em baixo, os critérios de desempate da fase de grupos do Mundial 2018.

Maior pontuação no grupo;
Diferença de golos em todos os jogos do grupo;
Maior número de golos marcados em todos os jogos do grupo;
Maior número de pontos nos jogos entre as seleções empatadas;
Diferença de golos nos jogos entre as seleções empatadas;
Maior número de golos marcados nos jogos entre equipas empatadas;
Disciplina;
Sorteio.


Mundial 2018

Grupo B
2ª Jornada
PORTUGAL 1-0 Marrocos
Irão 0-1 Espanha
Classificação
1 Espanha 4 pontos
2 PORTUGAL 4
3 Irão 3
4 Marrocos 0 [ELIMINADO]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+