Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comissão de Gestão do Sporting avança para tribunal após ser barrada em Alvalade

20 jun, 2018 - 19:03

Comunicado do órgão designado por Jaime Marta Soares e presidido por Artur Torres Pereira, enviado às redações.

A+ / A-

A Comissão de Gestão do Sporting anunciou esta quarta-feira que vai apresentar queixa em tribunal e ao presidente da Mesa da Assembleia-Geral (MAG) do clube, depois de os seus elementos terem sido barrados à entrada no Estádio de Alvalade, para iniciar funções no clube.

A Comissão de Gestão, nomeada pela MAG demissionária, liderada por Jaime Marta Soares, foi esta quarta-feira impedida de entrar nas instalações do clube, tendo sido "impedida pelo suspenso Conselho Diretivo, em mais uma violação das recentes decisões judiciais aplicáveis aos órgãos sociais legítima e legalmente reconhecidos", aponta este órgão em comunicado enviado às redações.

O órgão considera que Bruno de Carvalho cometeu um "ato prepotente e autoritário por parte de quem considera o Sporting como sua propriedade e não dos sócios", adiantando que irá "apresentar de imediato a devida queixa ao presidente da Assembleia-Geral e ao tribunal competente".

Por outro lado, a Comissão de Gestão manifestou "profunda preocupação com a degradação económica e financeira da SAD do Sporting, a qual resulta inequívoca na comunicação à CMVM dos respetivos auditores, PWC".

Crise do Sporting em seis parágrafos

A crise institucional no Sporting desencadeou-se após as agressões sofridas por vários elementos do plantel e da equipa técnica a 15 de maio, na Academia de Alcochete, levadas a cabo por cerca de 40 pessoas encapuzadas, dos quais 27 foram detidos e ficaram em prisão preventiva.

Na sequência das agressões, os futebolistas Rui Patrício, Daniel Podence, William Carvalho, Bruno Fernandes, Gelson Martins, Bas Dost, Ruben Ribeiro, Rodrigo Battaglia e Rafael Leão rescindiram os contratos de forma unilateral, alegando justa causa.

Depois destes acontecimentos, a maioria dos membros da Mesa da Assembleia Geral (MAG) e do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) e parte da Direção apresentaram a sua demissão, defendendo que Bruno de Carvalho não tinha condições para permanecer no cargo.

Após duas reuniões dos órgãos sociais, o presidente demissionário da MAG, Jaime Marta Soares, marcou uma assembleia geral para votar a destituição do Conselho Diretivo (CD), a 23 de junho e criou uma Comissão de Fiscalização para evitar o vazio provocado pela demissão da maioria dos elementos do CFD.

O CD, que não reconhece legitimidade a esta decisão, criou uma Comissão Transitória da MAG, que, por sua vez, convocou uma AG ordinária para o dia 17 de junho, para aprovação do orçamento da época 2018/19, análise da situação do clube e para esclarecimento aos sócios e marcou uma AG eleitoral para a MAG e para o CFD para o dia 21 de julho.

Dando provimento a uma providência cautelar interposta pela MAG, o Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa considerou ilegal a comissão transitória da MAG nomeada pela direção do Sporting, bem como as reuniões magnas por esta marcadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FM.
    20 jun, 2018 GAIA 19:36
    ´´E LAMENTÁVEL, O QUE ESTÁ A ACONTECER COM O SPORTING.UM PRESIDENTE SUSPENSO A BRINCAR COM A JUSTIÇA.QUE OS SPORTINGUISTAS NO SÁBADO,FAÇAM A VERDADEIRA JUSTIÇA:CORRAM COM ESTE SUJEITO,QUE PELO QUE DIZEM,VAI DESTRUIR ESTA GRANDE INSTITUIÇÃO.UNAM-SE VERDADEIROS SPORTINGUISTAS.O SPORTING TERÁ DE FICAR PARA SEMPRE NOS ANAIS DO FUTEBOL DO MUNDO POR DIREITO PRÓPRIO.OS PRESIDENTES PASSAM,E ALGUNS TÊEM QUE PASSAR RÀPIDAMENTE.PELO MENOS AINDA RESISTEM ATÉ AO PRÓXIMO SÁBADO.BOA SORTE SPORTING.

Destaques V+