Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Canadá vai legalizar consumo recreativo de canábis

20 jun, 2018 - 17:12

Trudeau quer que lei entre em vigor antes de 1 de julho. País segue os passos do Uruguai, que há quatro anos se tornou o primeiro do mundo a aprovar legislação nesse sentido.

A+ / A-

O Canadá aprovou esta quarta-feira o consumo recreativo de canábis, uma medida que foi aprovada com 52 votos a favor e 29 contra no Senado e que passa por suspender a proibição do uso recreativo da substância que estava em vigor no país desde 1923.

Reagindo ao resultado da votação, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, anunciou que espera que a lei entre em vigor ainda este mês e até 1 de julho, dia em que se marca o Dia Nacional do Canadá. "Tem sido demasiado fácil para os nossos filhos obterem marijuana e para os criminosos colherem os lucros. Hoje mudámos isso", escreveu no Twitter ao celebrar o marco.

Com esta decisão, o Canadá junta-se ao único país do mundo onde o consumo recreativo de marijuana é legal, o Uruguai, que aprovou legislação nesse sentido no final de 2014. Para além deles, apenas nove estados norte-americanos autorizam o recurso à droga leve para fins recreativos, com outros 30 estados dos EUA a autorizarem o consumo de canábis com fins medicinais.

A expectativa do Governo canadiano é que a legalização do consumo desta substância para qualquer fim ajude a reduzir o tráfico de droga e as ondas de crime a ele associadas. Apesar da vontade manifestada pelo primeiro-ministro, as autoridades locais já avisaram que setembro será a data mais provável para a entrada em vigor da nova lei, já que ainda falta criar regulamentação para o comércio da substância em cada uma das províncias do país.

O passo hoje dado pelo Canadá surge cinco dias depois de o Parlamento português ter aprovado um diploma para legalizar o consumo de canábis com fins terapêuticos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    21 jun, 2018 17:55
    Um país civilizado, ao contrário do país vizinho do qual não vale a pena falar, e ao contrário de Portugal onde à esquerda os reaccionários do PCP insistem em votar contra.
  • fanã
    20 jun, 2018 aveiro 17:49
    Vou ser pragmático.........A um lado Positivo nesta medida , eliminação de traficantes deste produto e por arrasto decapitação de trafico de substancias mais perigosas (drogas duras), que geralmente são vendidas por os mesmos fornecedores. Um lado negativo, que tipo de acompanhamento terão estes consumidores de canábis ???..... Venda controlada por que Entidade ????. Em termos de pura Filosofia, tudo é bom , depende simplesmente do uso e abuso, do que a Natureza nos proporciona. Tabaco e Alcool , produtos perfeitamente legais, são responsáveis de mais mortes que o consumo residual e ocasional de canábis !..Não defendo este tipo de pratica, como não defendo o Tabagismo e Alcoolismo !......... Sejamos Objectivos em conhecimento de causa !

Destaques V+